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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56357

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Fernanda da Costa Guimaraes-
dc.contributor.authorPEIXOTO, Eduarda Beatriz Barbosa-
dc.contributor.authorSILVA, Thayane Alecsandra Alves Henrique-
dc.date.accessioned2024-05-24T12:23:41Z-
dc.date.available2024-05-24T12:23:41Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.date.submitted2024-05-17-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Eduarda B. B. ; SILVA, Thayane A. A. H. Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática e participativa: um estudo comparativo de duas escolas públicas na região metropolitana do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56357-
dc.description.abstractO objetivo do artigo foi contrastar os desafios e as perspectivas da gestão escolar democrática e participativa em duas escolas públicas distintas da Região Metropolitana do Recife. Optamos por essa decisão devido ao apoio fornecido pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, conhecido como "Educação e Família" , que uma das escolas recebe. Este programa tem como objetivo fomentar a participação das famílias na vida escolar. A outra instituição selecionada não possui esse mesmo respaldo financeiro. Os objetivos específicos foram, observar como os gestores promovem a integração das famílias no cotidiano escolar; compreender os impactos da verba do programa "Educação e Família", na construção da participação da família na escola, e por fim identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores na promoção da integração entre família e escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, os principais procedimentos de coleta de dados foram as observações do cotidiano escolar e as entrevistas com os membros da comunidade escolar. Diante desse cenário, os nossos principais resultados foram que as escolas mencionadas não estão operando de acordo com os princípios de uma gestão democrática da educação. Em vez disso, parecem refletir modelos mais autoritários e burocráticos. Assim é necessário um esforço conjunto das escolas e das famílias para promover uma verdadeira integração e participação democrática na vida escolar.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectgestão democráticapt_BR
dc.subjectescola públicapt_BR
dc.subjectintegração família escolapt_BR
dc.subjectPrograma Educação e Famíliapt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas da gestão escolar democrática e participativa: um estudo comparativo de duas escolas públicas na região metropolitana do Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5196843373667330pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6828951396030198pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5363160577300994pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this article was to contrast the challenges and perspectives of democratic and participatory school management in two different public schools in the Metropolitan Region of Recife. We opted for this decision due to the support provided by the Government of the State of Pernambuco, through the Interactive Direct Money at School Program (PDDE), known as "Education and Family", that one of the schools receives. This program aims to encourage the participation of families in school life. The other selected institution does not have this same financial backing. The specific objectives were: to observe how managers promote the integration of families in the school routine; understand the impacts of the "Education and Family" program on the construction of family participation in school, and finally identify the main challenges faced by managers in promoting integration between family and school. This is a qualitative research, the main data collection procedures were the observations of the school daily life and the interviews with the members of the school community. Given this scenario, our main results were that the schools mentioned are not operating according to the principles of a democratic management of education. Instead, they seem to reflect more authoritarian and bureaucratic models. Therefore, a joint effort by schools and families is needed to promote true integration and democratic participation in school life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-5142-4899pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-9195-5002pt_BR
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