Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56334
Comparte esta pagina
Título : | Alice através do espelho: reflexos da dupla jornada de trabalho na qualidade de vida de professoras do ensino básico |
Autor : | SOUZA, Cássio José Barbosa de |
Palabras clave : | Professoras – Estresse ocupacional; Docência; Qualidade de vida; Jornada de trabalho; Cartografia |
Fecha de publicación : | 26-mar-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SOUZA, Cássio José Barbosa de. Alice através do espelho: reflexos da dupla jornada de trabalho na qualidade de vida de professoras do ensino básico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | Sabe-se que profissionais que passam muito tempo trabalhando são mais suscetíveis a fatores estressantes. Nesse sentido, a docência tem sido caracterizada como uma profissão altamente desgastante, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Esse trabalho objetivou descrever os impactos das jornadas múltiplas do exercício docente sob as perspectivas e vivências de quatro professoras do ensino básico. A proposta metodológica da pesquisa foi baseada nos pressupostos teóricos deleuzo-guattarianos da cartografia que teve como sujeito da pesquisa quatro professoras do ensino básico. Os resultados foram alcançados através de uma entrevista onde foram utilizados como instrumentos metodológicos o mapa narrativo, complementado com a biografia narrativa. Através das informações obtidas, foi possível compreender o quanto a rotina e a sobrecarga laboral têm interferido na qualidade de vida das entrevistadas. Bem como, quais sentimentos, desejos e anseios permeiam sua vida no atual momento em que ela se encontra. Podendo dessa forma, compreender a nível individual a cerne da questão que aflige muitos educadores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56334 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cássio José Barbosa de Souza.pdf Artículo embargado hasta 2026-05-21 | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons