Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56334

Comparte esta pagina

Título : Alice através do espelho: reflexos da dupla jornada de trabalho na qualidade de vida de professoras do ensino básico
Autor : SOUZA, Cássio José Barbosa de
Palabras clave : Professoras – Estresse ocupacional; Docência; Qualidade de vida; Jornada de trabalho; Cartografia
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Cássio José Barbosa de. Alice através do espelho: reflexos da dupla jornada de trabalho na qualidade de vida de professoras do ensino básico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Sabe-se que profissionais que passam muito tempo trabalhando são mais suscetíveis a fatores estressantes. Nesse sentido, a docência tem sido caracterizada como uma profissão altamente desgastante, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Esse trabalho objetivou descrever os impactos das jornadas múltiplas do exercício docente sob as perspectivas e vivências de quatro professoras do ensino básico. A proposta metodológica da pesquisa foi baseada nos pressupostos teóricos deleuzo-guattarianos da cartografia que teve como sujeito da pesquisa quatro professoras do ensino básico. Os resultados foram alcançados através de uma entrevista onde foram utilizados como instrumentos metodológicos o mapa narrativo, complementado com a biografia narrativa. Através das informações obtidas, foi possível compreender o quanto a rotina e a sobrecarga laboral têm interferido na qualidade de vida das entrevistadas. Bem como, quais sentimentos, desejos e anseios permeiam sua vida no atual momento em que ela se encontra. Podendo dessa forma, compreender a nível individual a cerne da questão que aflige muitos educadores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56334
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cássio José Barbosa de Souza.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-05-21
1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons