Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313

Comparte esta pagina

Título : Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo de caso sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do Centro de Educação
Autor : BARROS, Maria Luiza Peixoto
SILVA, Débora Karolayne da
Palabras clave : Inclusão e acessibilidade; ensino superior; pessoas com deficiência; Centro de Educação
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : BARROS, Maria Luiza Peixoto; SILVA, Debora Karolayne da. Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do centro de educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esse trabalho teve por objetivo analisar dificuldades e caminhos encontrados, na visão dos alunos e professores, para a garantia da inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência, tendo como campo de estudo o Centro de Educação da UFPE. A abordagem utilizada foi de natureza qualitativa e pautou-se em conceitos como acessibilidade e inclusão no ensino superior público. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos do referido Centro. Dentre as conclusões, aponta-se que não basta essa população ter acesso ao ensino superior, é preciso que sejam criadas condições de permanência. Os dados também revelaram que os maiores desafios enfrentados pelas com deficiências do CE estão relacionadas à acessibilidade física, atuação docente mais inclusiva e atuação mais efetiva de instâncias como o NACE. Do mesmo modo, pontos positivos são apontados como avanços: docentes com disponibilidade e atitudes para incluir; solidariedade dos colegas de curso; atuação positiva de técnicos do NACE e do CEI.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Luiza Peixoto Barros e Débora Karolayne da Silva .pdf244,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons