Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Ana Lúcia Felix dos | - |
dc.contributor.author | BARROS, Maria Luiza Peixoto | - |
dc.contributor.author | SILVA, Débora Karolayne da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T00:08:11Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T00:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-03 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Maria Luiza Peixoto; SILVA, Debora Karolayne da. Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do centro de educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve por objetivo analisar dificuldades e caminhos encontrados, na visão dos alunos e professores, para a garantia da inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência, tendo como campo de estudo o Centro de Educação da UFPE. A abordagem utilizada foi de natureza qualitativa e pautou-se em conceitos como acessibilidade e inclusão no ensino superior público. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos do referido Centro. Dentre as conclusões, aponta-se que não basta essa população ter acesso ao ensino superior, é preciso que sejam criadas condições de permanência. Os dados também revelaram que os maiores desafios enfrentados pelas com deficiências do CE estão relacionadas à acessibilidade física, atuação docente mais inclusiva e atuação mais efetiva de instâncias como o NACE. Do mesmo modo, pontos positivos são apontados como avanços: docentes com disponibilidade e atitudes para incluir; solidariedade dos colegas de curso; atuação positiva de técnicos do NACE e do CEI. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão e acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | ensino superior | pt_BR |
dc.subject | pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Centro de Educação | pt_BR |
dc.title | Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo de caso sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do Centro de Educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4129799476383404 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4439575996103777 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Luiza Peixoto Barros e Débora Karolayne da Silva .pdf | 244,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons