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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ana Lúcia Felix dos-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Luiza Peixoto-
dc.contributor.authorSILVA, Débora Karolayne da-
dc.date.accessioned2024-05-17T00:08:11Z-
dc.date.available2024-05-17T00:08:11Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Luiza Peixoto; SILVA, Debora Karolayne da. Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do centro de educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313-
dc.description.abstractEsse trabalho teve por objetivo analisar dificuldades e caminhos encontrados, na visão dos alunos e professores, para a garantia da inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência, tendo como campo de estudo o Centro de Educação da UFPE. A abordagem utilizada foi de natureza qualitativa e pautou-se em conceitos como acessibilidade e inclusão no ensino superior público. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos do referido Centro. Dentre as conclusões, aponta-se que não basta essa população ter acesso ao ensino superior, é preciso que sejam criadas condições de permanência. Os dados também revelaram que os maiores desafios enfrentados pelas com deficiências do CE estão relacionadas à acessibilidade física, atuação docente mais inclusiva e atuação mais efetiva de instâncias como o NACE. Do mesmo modo, pontos positivos são apontados como avanços: docentes com disponibilidade e atitudes para incluir; solidariedade dos colegas de curso; atuação positiva de técnicos do NACE e do CEI.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão e acessibilidadept_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.subjectpessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectCentro de Educaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de inclusão no ensino superior: um estudo de caso sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do Centro de Educaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4129799476383404pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4439575996103777pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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