Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56211
Share on
Title: | A música como alternativa metodológica para a aprendizagem lúdica em matemática: uma reflexão sobre as pesquisas brasileiras. |
Authors: | MEDEIROS, Lucas Emanuel Bezerra de |
Keywords: | Ensino de matemática; Ludicidade; Música |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Citation: | MEDEIROS, Lucas Emanuel Bezerra de. A música como alternativa metodológica para a aprendizagem lúdica em Matemática: uma reflexão sobre as pesquisas brasileiras. 2024. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Caa-Nfd, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A matemática e a música possuem conexão desde a antiguidade, e já se faziam presentes desde as primeiras civilizações. Os povos de diferentes épocas e culturas sempre fizeram uso destas duas áreas, em separado ou em conjunto. A seguir abordaremos sobre a matemática e a música. Temos como problema de pesquisa saber “Quais as contribuições que a ludicidade, no âmbito musical, proporciona no ensino de matemática, dentro das pesquisas brasileiras?”. Temos como objetivo geral analisar as pesquisas voltadas para a utilização da música como instrumento para a aprendizagem lúdica da matemática em anais do ENEM(Encontro Nacional de Educação Matemática), sem esquecer dos objetivos específicos que começa por mapear os estudos realizados no período de 2004 a 2022, identificar os principais características e eixos temáticos dos textos encontrados e discutir os estudos relacionados a utilização da música na matemática. Quanto a metodologia , foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória. Utilizamos como suporte pesquisas que relacionam o lúdico através da música na matemática de forma mais clara e objetiva. Foi escolhida a metodologia do Estado do Conhecimento para mapear o conhecimento que se tem sobre a ludicidade e música no ensino da matemática, com foco nas comunicações científicas devido à sua importância em qualquer campo científico. Tivemos como principais resultados a relevância de como a música desempenha diversos papéis no ensino de matemática, agindo como uma ferramenta didática, um meio de envolver sensibilidade, criatividade e emoções, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, conforme veremos no decorrer da pesquisa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56211 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Emanuel Bezerra de Medeiros.pdf | 228,32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License