Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56211

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Lucas Emanuel Bezerra de-
dc.date.accessioned2024-05-06T13:35:16Z-
dc.date.available2024-05-06T13:35:16Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-04-30-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lucas Emanuel Bezerra de. A música como alternativa metodológica para a aprendizagem lúdica em Matemática: uma reflexão sobre as pesquisas brasileiras. 2024. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Caa-Nfd, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56211-
dc.description.abstractA matemática e a música possuem conexão desde a antiguidade, e já se faziam presentes desde as primeiras civilizações. Os povos de diferentes épocas e culturas sempre fizeram uso destas duas áreas, em separado ou em conjunto. A seguir abordaremos sobre a matemática e a música. Temos como problema de pesquisa saber “Quais as contribuições que a ludicidade, no âmbito musical, proporciona no ensino de matemática, dentro das pesquisas brasileiras?”. Temos como objetivo geral analisar as pesquisas voltadas para a utilização da música como instrumento para a aprendizagem lúdica da matemática em anais do ENEM(Encontro Nacional de Educação Matemática), sem esquecer dos objetivos específicos que começa por mapear os estudos realizados no período de 2004 a 2022, identificar os principais características e eixos temáticos dos textos encontrados e discutir os estudos relacionados a utilização da música na matemática. Quanto a metodologia , foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória. Utilizamos como suporte pesquisas que relacionam o lúdico através da música na matemática de forma mais clara e objetiva. Foi escolhida a metodologia do Estado do Conhecimento para mapear o conhecimento que se tem sobre a ludicidade e música no ensino da matemática, com foco nas comunicações científicas devido à sua importância em qualquer campo científico. Tivemos como principais resultados a relevância de como a música desempenha diversos papéis no ensino de matemática, agindo como uma ferramenta didática, um meio de envolver sensibilidade, criatividade e emoções, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, conforme veremos no decorrer da pesquisa.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA música como alternativa metodológica para a aprendizagem lúdica em matemática: uma reflexão sobre as pesquisas brasileiras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9054798879181237pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxMathematics and music have been connected since ancient times, and were present since the first civilizations. People from different times and cultures have always made use of these two areas, separately or together. Next we will talk about mathematics and music. Our research problem is to know “What contributions does playfulness, in the musical sphere, provide in the teaching of mathematics, within Brazilian research?”. Our general objective is to analyze research focused on the use of music as an instrument for playful learning of mathematics in the annals of ENEM(National Meeting of Mathematics Education), without forgetting the specific objectives that begin by mapping the studies carried out in the period from 2004 to 2022, identify the main characteristics and thematic axes of the texts found and discuss studies related to the use of music in mathematics. As for methodology, exploratory qualitative research methodology was used. We use research as support that relates play through music to mathematics in a clearer and more objective way. The State of Knowledge methodology was chosen to map the knowledge about playfulness and music in mathematics teaching, with a focus on scientific communications due to its importance in any scientific field. Our main results were the relevance of how music plays different roles in teaching mathematics, acting as a didactic tool, a means of involving sensitivity, creativity and emotions, in addition to contributing significantly to the cognitive development of students, as we will see throughout the course search.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Emanuel Bezerra de Medeiros.pdf228,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons