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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56196
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Título: | “Novo” ensino médio: a escolha dos itinerários formativos nas escolas públicas estaduais de alguns municípios do Agreste pernambucano. |
Autor(es): | VICENTE, Guilherme Monteiro |
Palavras-chave: | Itinerários Formativos; Trilhas de Aprofundamento; Novo Ensino Médio |
Data do documento: | 2-Abr-2024 |
Citação: | VICENTE, Guilherme Monteiro. “Novo” ensino médio: a escolha dos itinerários formativos nas escolas públicas estaduais de alguns municípios do Agreste pernambucano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa surge a partir dos anseios sobre os processos de implementação dos itinerários formativos, no estado de Pernambuco. A inserção desses itinerários, vem através do Novo Ensino Médio, resultado da Reforma do Ensino Médio, ocorrida entre os anos de 2016 e 2017, que culminou na formação da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Assim, ao se observar esse problemática objetivou identificar os critérios de escolha dos Itinerários Formativos pelas escolas no estado de Pernambuco, na política de Reforma do Novo Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de 5 escolas do Agreste Pernambucano. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como aporte teórico: Costa (2020), Chagas (2019), Kuhn (2021), Monteiro (2021), Silveira (2022), Reyes (2019), Cária e Santos (2014), pois apresentavam uma análise sólida sobre as questões dos itinerários formativos. Assim, foi possível observar que a implementação dos itinerários formativos aconteceu de forma caótica, em que, existiu a ausência de organização da secretária de educação, gerando problemáticas no entendimento dos gestores sobre quais procedimentos adotar para fazer a implantação dos itinerários em suas escolas. Ademais, observa-se que o principal critério para escolha das trilhas formativas, é a carga horária dos professores, e o estudante é o último a ser consultado sobre suas vontades de aprendizagens. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56196 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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