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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56174

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Título: Relações entre concepções de professores sobre matemática e seu ensino e os materiais curriculares : implicações nos processos de leitura e interpretação do currículo prescrito de matemática
Autor(es): COSTA, Wagner Rodrigues
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino - Currículos; Currículo prescrito; Construtivismo; Concepções
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Wagner Rodrigues. Relações entre concepções de professores sobre matemática e seu ensino e os materiais curriculares: implicações nos processos de leitura e interpretação do currículo prescrito de matemática. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo principal de nossa pesquisa foi investigar as relações entre as concepções dos professores sobre a Matemática e seu ensino e os materiais curriculares e suas implicações nos processos de leitura e interpretação que esses profissionais fazem das prescrições curriculares. Para tanto, tivemos a necessidade de elaborar um construto teórico no âmbito da educação matemática que nos permitisse desenvolver uma visão mais ampliada do que vem a ser concepções. Nossos referenciais teóricos nos levaram a aceitar a existência de pelo menos duas concepções sobre a matemática e seu ensino, as quais denominamos de concepção transmissiva e concepção construtivista. No que concerne ao aspecto curricular, consideramos a existência de duas relações: uma, entre o professor e o material curricular, e outra, entre este e o currículo prescrito. E fundamentamos tais relações nos estudos de Brown e Edelson (2001, 2003), Brown (2009) e Sacristán (2000). Quanto ao aspecto metodológico, a perspectiva adotada se fundamenta nos princípios de uma abordagem qualitativa. Com vistas a atender nossos objetivos, selecionamos dois professores de matemática do 6° ano, submetidos ao mesmo currículo prescrito, neste caso, o Currículo de Matemática do Estado de Pernambuco. Um de nossos resultados indica que professores com tendência à concepção construtivista da matemática e seu ensino se relacionam de forma mais crítica, reflexiva e transcendente com os materiais curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como ponto de partida para o ensino. Por sua vez, professores com tendência à concepção transmissiva se relacionam de forma mais passiva e pragmática com os materiais curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como documento rígido e com ligação lógica fraca entre seus elementos constitutivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56174
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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