Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56144

Compartilhe esta página

Título: A farda, o fardo e a fama: um estudo sobre os casos de preconceito e a popularização do fardamento das escolas estaduais da rede pública de ensino do estado de Pernambuco.
Autor(es): TEODOSIO, Sarah Thaysa Correia
Palavras-chave: Entnografia; Uniforme escolar; Celebritizacao; Celebridade
Data do documento: 21-Mar-2024
Citação: TEODÓSIO, Sarah Thaysa Correia. A farda, o fardo e a fama: um estudo sobre os casos de preconceito e a popularização do fardamento das escolas estaduais da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este trabalho se concentra na análise da relação entre a celebrificação do fardamento escolar do estado de Pernambuco e o estigma que ele ainda carrega. Para traçar o caminho até a conclusão, esta monografia tem ênfase na produção de análise netnográfica a partir do perfil no Instagram de três influenciadores que criam conteúdos com o fardamento. Também com uma pesquisa qualitativa e quantitativa com os jovens estudantes da rede pública esse trabalho procura compreender se ainda existe preconceito com quem veste o fardamento das escolas públicas do estado de Pernambuco. O estudo contextualiza a relação entre a pobreza e a educação, o uso e a função dos uniformes escolares e a celebrificação do fardamento. Palavras-chave: netnografia; celebrificação, uniforme escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56144
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SARAH TEODOSIO.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons