Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133

Comparte esta pagina

Título : Efeitos da mudança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar : uma revisão de literatura
Autor : VIEIRA, Karine da silva
Palabras clave : Dança; Desenvolvimento motor; Criança; Adolescente
Fecha de publicación : 21-mar-2024
Citación : VIEIRA, Karine da Silva. Efeitos da dança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Introdução: A dança na Educação Física escolar é um elemento importante para a saúde e o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, proporcionando atividades físicas divertidas que estimulam habilidades motoras. No entanto, sua prática é pouco explorada nas aulas, seja por falta de recursos ou interesse. Embora estudos indiquem sua influência positiva no desenvolvimento motor infantil, ainda não há consenso sobre sua eficácia em todo o sistema educacional básico. Portanto, são necessárias mais pesquisas para avaliar e confrontar os resultados existentes. Objetivo: Investigar os efeitos do conteúdo dança na Educação Física Escolar sobre o desenvolvimento motor de escolares. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs e foram utilizados como estratégia de buscas os seguintes os descritores: dança, desenvolvimento motor, educação física, crianças, e adolescentes sendo utilizadas estratégias de busca combinada. Resultados: A partir dessa busca, e após a análise dos títulos, resumos e artigos na íntegra, foram incluídos 6 estudos originais, os quais se adequaram aos critérios de elegibilidade do presente estudo, e apresentaram resultados positivos ou nulos sobre a relação da dança na Educação Física Escolar com o desenvolvimento motor de escolares. Conclusão: De modo geral, a dança apresentou efeitos positivos sobre o desenvolvimento motor de escolares, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados referentes à sua efetividade nos outros ciclos da educação básica ainda são insuficientes. Desse modo, são necessárias novas investigações, que abordem crianças mais novas e mais velhas/adolescentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC KARINE DA SILVA VIEIRA.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons