Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133
Share on
Title: | Efeitos da mudança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar : uma revisão de literatura |
Authors: | VIEIRA, Karine da silva |
Keywords: | Dança; Desenvolvimento motor; Criança; Adolescente |
Issue Date: | 21-Mar-2024 |
Citation: | VIEIRA, Karine da Silva. Efeitos da dança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: A dança na Educação Física escolar é um elemento importante para a saúde e o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, proporcionando atividades físicas divertidas que estimulam habilidades motoras. No entanto, sua prática é pouco explorada nas aulas, seja por falta de recursos ou interesse. Embora estudos indiquem sua influência positiva no desenvolvimento motor infantil, ainda não há consenso sobre sua eficácia em todo o sistema educacional básico. Portanto, são necessárias mais pesquisas para avaliar e confrontar os resultados existentes. Objetivo: Investigar os efeitos do conteúdo dança na Educação Física Escolar sobre o desenvolvimento motor de escolares. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs e foram utilizados como estratégia de buscas os seguintes os descritores: dança, desenvolvimento motor, educação física, crianças, e adolescentes sendo utilizadas estratégias de busca combinada. Resultados: A partir dessa busca, e após a análise dos títulos, resumos e artigos na íntegra, foram incluídos 6 estudos originais, os quais se adequaram aos critérios de elegibilidade do presente estudo, e apresentaram resultados positivos ou nulos sobre a relação da dança na Educação Física Escolar com o desenvolvimento motor de escolares. Conclusão: De modo geral, a dança apresentou efeitos positivos sobre o desenvolvimento motor de escolares, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados referentes à sua efetividade nos outros ciclos da educação básica ainda são insuficientes. Desse modo, são necessárias novas investigações, que abordem crianças mais novas e mais velhas/adolescentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC KARINE DA SILVA VIEIRA.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License