Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ilana santos de | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Karine da silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T14:08:39Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T14:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-04 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Karine da Silva. Efeitos da dança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A dança na Educação Física escolar é um elemento importante para a saúde e o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, proporcionando atividades físicas divertidas que estimulam habilidades motoras. No entanto, sua prática é pouco explorada nas aulas, seja por falta de recursos ou interesse. Embora estudos indiquem sua influência positiva no desenvolvimento motor infantil, ainda não há consenso sobre sua eficácia em todo o sistema educacional básico. Portanto, são necessárias mais pesquisas para avaliar e confrontar os resultados existentes. Objetivo: Investigar os efeitos do conteúdo dança na Educação Física Escolar sobre o desenvolvimento motor de escolares. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs e foram utilizados como estratégia de buscas os seguintes os descritores: dança, desenvolvimento motor, educação física, crianças, e adolescentes sendo utilizadas estratégias de busca combinada. Resultados: A partir dessa busca, e após a análise dos títulos, resumos e artigos na íntegra, foram incluídos 6 estudos originais, os quais se adequaram aos critérios de elegibilidade do presente estudo, e apresentaram resultados positivos ou nulos sobre a relação da dança na Educação Física Escolar com o desenvolvimento motor de escolares. Conclusão: De modo geral, a dança apresentou efeitos positivos sobre o desenvolvimento motor de escolares, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados referentes à sua efetividade nos outros ciclos da educação básica ainda são insuficientes. Desse modo, são necessárias novas investigações, que abordem crianças mais novas e mais velhas/adolescentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | Efeitos da mudança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9486838065660711 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6890712133003359 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction:DDance in school Physical Education is an important element for the health and motor development of children and adolescents, providing enjoyable physical activities that stimulate motor skills. However, its practice is underexplored in classes, whether due to lack of resources or interest. Although studies indicate its positive influence on child motor development, there is still no consensus on its effectiveness throughout the basic educational system. Therefore, further research is needed to assess and compare existing results.Objective: To investigate the dance effects in School Physical Education on the motor development of students. Methods: This is a literature review. Searches were conducted in the following databases: Google Scholar, Scielo, PubMed and Lilacs. The search strategy employed the following descriptors: dance, motor development, physical education, children and adolescents, utilizing combined search strategies. Results: Following this search and subsequent analysis of titles, abstracts, and full articles, 6 original studies were included, meeting the eligibility criteria of this study. 5 studies showed positive results regarding the effectiveness of dance in School Physical Education on the motor development of students. Conclusion: Overall, dance had positive effects on school motor development, especially in the early years of elementary school. The results regarding its effectiveness in other cycles of basic education are still insufficient. In this way, new investigations are suggested, covering younger and older children/adolescents. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | (CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC KARINE DA SILVA VIEIRA.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons