Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ilana santos de-
dc.contributor.authorVIEIRA, Karine da silva-
dc.date.accessioned2024-04-29T14:08:39Z-
dc.date.available2024-04-29T14:08:39Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.date.submitted2024-04-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, Karine da Silva. Efeitos da dança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56133-
dc.description.abstractIntrodução: A dança na Educação Física escolar é um elemento importante para a saúde e o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, proporcionando atividades físicas divertidas que estimulam habilidades motoras. No entanto, sua prática é pouco explorada nas aulas, seja por falta de recursos ou interesse. Embora estudos indiquem sua influência positiva no desenvolvimento motor infantil, ainda não há consenso sobre sua eficácia em todo o sistema educacional básico. Portanto, são necessárias mais pesquisas para avaliar e confrontar os resultados existentes. Objetivo: Investigar os efeitos do conteúdo dança na Educação Física Escolar sobre o desenvolvimento motor de escolares. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, PubMed e Lilacs e foram utilizados como estratégia de buscas os seguintes os descritores: dança, desenvolvimento motor, educação física, crianças, e adolescentes sendo utilizadas estratégias de busca combinada. Resultados: A partir dessa busca, e após a análise dos títulos, resumos e artigos na íntegra, foram incluídos 6 estudos originais, os quais se adequaram aos critérios de elegibilidade do presente estudo, e apresentaram resultados positivos ou nulos sobre a relação da dança na Educação Física Escolar com o desenvolvimento motor de escolares. Conclusão: De modo geral, a dança apresentou efeitos positivos sobre o desenvolvimento motor de escolares, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados referentes à sua efetividade nos outros ciclos da educação básica ainda são insuficientes. Desse modo, são necessárias novas investigações, que abordem crianças mais novas e mais velhas/adolescentes.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleEfeitos da mudança no desenvolvimento motor de escolares na educação física escolar : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9486838065660711pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6890712133003359pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction:DDance in school Physical Education is an important element for the health and motor development of children and adolescents, providing enjoyable physical activities that stimulate motor skills. However, its practice is underexplored in classes, whether due to lack of resources or interest. Although studies indicate its positive influence on child motor development, there is still no consensus on its effectiveness throughout the basic educational system. Therefore, further research is needed to assess and compare existing results.Objective: To investigate the dance effects in School Physical Education on the motor development of students. Methods: This is a literature review. Searches were conducted in the following databases: Google Scholar, Scielo, PubMed and Lilacs. The search strategy employed the following descriptors: dance, motor development, physical education, children and adolescents, utilizing combined search strategies. Results: Following this search and subsequent analysis of titles, abstracts, and full articles, 6 original studies were included, meeting the eligibility criteria of this study. 5 studies showed positive results regarding the effectiveness of dance in School Physical Education on the motor development of students. Conclusion: Overall, dance had positive effects on school motor development, especially in the early years of elementary school. The results regarding its effectiveness in other cycles of basic education are still insufficient. In this way, new investigations are suggested, covering younger and older children/adolescents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KARINE DA SILVA VIEIRA.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons