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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56121

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMODENESI, Thiago Vasconcellos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Virna de Souza Godoy-
dc.date.accessioned2024-04-26T19:55:01Z-
dc.date.available2024-04-26T19:55:01Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Virna de Souza Godoy. Proteção de dados pessoais: um estudo no âmbito dos processos administrativos eletrônicos da UFRPE (2020-2022). 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56121-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa foi analisar como se apresenta a proteção de dados pessoais à luz da governança de dados, a partir das normas que regulamentam o tratamento de dados pessoais no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no escopo dos processos administrativos eletrônicos. A governança de dados consiste no conjunto de políticas, a fim de garantir uma gestão adequada dos dados de uma instituição, a conformidade com as normas regulatórias e o gerenciamento dos riscos associados. No âmbito da administração pública, essa conformidade, ou compliance, se apresenta como um mecanismo de integridade pública. A pesquisa pretendeu identificar o cenário de adequação dos processos administrativos eletrônicos das Universidades Federais da região nordeste, a fim de fazer um comparativo com a UFRPE, bem como identificar ações e investimentos na promoção da proteção de dados pessoais e diagnosticar a conformidade dos níveis de acessos dos documentos que compõem os processos eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, tipifica-se como descritiva. Como método de investigação, é uma pesquisa diagnóstico e documental. A coleta de dados foi subdividida em três etapas. Na primeira etapa, foi elaborado um questionário, submetido às 20 Universidades Federais da região Nordeste, por meio da ferramenta Fala.BR. A segunda consistiu na pesquisa documental referente às diretrizes e às legislações federais e institucionais sobre governança de dados, proteção de dados pessoais e processo administrativo eletrônico, adotadas pela UFRPE. A última etapa verificou a conformidade e o nível de acesso (público ou restrito) dos documentos que compõem os processos de pensão civil, instruídos no período de abril de 2020 a dezembro de 2022, arquivados na Seção de Arquivo e Registro Funcional (SARF). Após a coleta, os dados foram organizados e tabulados em uma planilha do Microsoft Excel, e as frequências de cada pergunta foram calculadas. A partir da análise dos resultados, foi possível concluir que assegurar a conformidade do nível de acesso à informação em relação à proteção de dados pessoais no escopo dos processos administrativos eletrônicos é um desafio para a universidade, considerando que essa atribuição ainda é muito centrada nos operadores de tratamento de dados. Nesse sentido, é fundamental que a UFRPE implemente programas de compliance, proceda com o mapeamento de riscos de maneira holística, ofereça capacitação continuada, e atualize os sistemas de gestão de informação, a fim de disseminar o conhecimento, promover a cultura de proteção de dados no âmbito institucional e garantir a integridade e legalidade na prestação dos serviços.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProteção de dadospt_BR
dc.subjectProcesso administrativopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação – Administraçãopt_BR
dc.subjectProgramas de compliancept_BR
dc.titleProteção de dados pessoais : um estudo no âmbito dos processos administrativos eletrônicos da UFRPE (2020-2022)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7762734067431430pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4178512160955697pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this research was to analyze data protection based on data governance standards, UFRPE's (The Federal Rural University of Pernambuco) regulatory standards of personal data treatment, and the scope of electronic administrative procedures. Data governance reefers to the policies of securing adequate data managing by an institution, compliance to regulatory standards, and associated risk management. Within the scope of public administration, such compliance is considered a mechanism of public integrity. The present research intended to identify the adequacy of electronic administrative procedures within the Federal Universities from the Northeast region in order to compare them with UFRPE, as well as identify actions and initiatives to promote personal data protection and diagnose conformity to the levels of access to electronic procedures' documents. This research makes a qualitative approach to an applied character. Regarding its objectives, it is characterized as descriptive. As for its investigation methods, it is characterized as diagnostic and documental research. Data gathering was done in three phases. First, a questionnaire was prepared and submitted to all twenty Federal Universities from the Northeast region through the Fala.BR tool. The second phase involves documental research on federal guidelines and laws about data governance, personal data protection, and electronic administrative procedures adopted by UFRPE. The final phase verified compliance and access levels (public or classified) of civil pension documents that were instructed between April 2020 and December 2022, and filed in the Functional Record File. Once the data was gathered, it was entered into Microsoft Excel, and the frequency of each question was calculated. Upon analyzing the data, it has been found that maintaining compliance with regards to access to information and personal data protection within the electronic administrative procedures of the university is a challenging task, as it involves people who handle data on a regular basis. Therefore, it is of utmost importance that UFRPE implements compliance programs, provides continuous training to personnel, updates its information management systems, and promotes a data protection culture within the institution to ensure the integrity and legality of its service delivery.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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