Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56116

Compartilhe esta página

Título: Competências empreendedoras de mulheres e capacidades dinâmicas na gestão de micro e pequenas cafeterias na região metropolitana do Recife-PE
Autor(es): AVELINO, Vitória Eduarda Pedrosa
Palavras-chave: Mulheres - Empreendedorismo; Competências; Capacidades Dinâmicas; Cafeterias
Data do documento: 5-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AVELINO, Vitória Eduarda Pedrosa. Competências empreendedoras de mulheres e capacidades dinâmicas na gestão de micro e pequenas cafeterias na região metropolitana do Recife-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo analisa a importância crescente das mulheres no empreendedorismo no Brasil e seus desafios. Aborda a vertente de análise comportamental do empreendedorismo. O estudo tem como objetivo analisar a relação entre as competências empreendedoras das proprietárias e as capacidades dinâmicas das micro e pequenas empresas cafeterias na Região Metropolitana do Recife-PE. Para tanto, o referencial teórico discute empreendedorismo, enfatizando o empreendedorismo feminino e o papel das mulheres no processo. Aborda também as competências empreendedoras, que englobam habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o sucesso em atividades empreendedoras, apresentando diversos modelos e conceitos e a definição do modelo utilizado neste estudo. Adicionalmente, o estudo explora capacidades dinâmicas, habilidades que permitem às empresas adaptarem-se às mudanças no ambiente de negócios, classificando-as em diferentes tipos, e também a definição do modelo utilizado neste estudo. Por fim, a capacidade de uma empresa superar seus concorrentes, discutindo a evolução do conceito e sua relação com a gestão feminina no contexto empresarial. A metodologia explora a escolha da abordagem qualitativa com o uso entrevista semiestruturada para o estudo em questão. O estudo foca em múltiplos casos de cafeterias administradas por mulheres no mercado pernambucano. A análise de conteúdo de Bardin (2016) foi empregada na análise dos dados, com o apoio do software ATLAS.ti. Como resultado foi possível perceber que as competências empreendedoras: Persuasão e network, Comprometimento com o negócio, Exigência de qualidade e eficiência e Busca de oportunidade; e as capacidades dinâmicas: Flexibilização, Renovação, Aquisição, Assimilação e Transformação, foram as que mais se destacaram nas entrevistas. E as competências de Comprometimento com o negócio, Estabelecimento de metas, e Busca de informação, + as capacidades Renovação, Transformação. Assimilação e Aquisição, foram as principais relacionadas permitindo criar dinamismo para mulheres empreendedoras no mercado de cafeterias na RMR.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56116
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vitória Eduarda Pedrosa Avelino.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons