Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5610

Share on

Title: A Bayesian approach for modeling stochastic deterioration
Authors: SILVA, Rodrigo Bernardo da
Keywords: Bayesian Inference; Empirical data; Experts' opinions; Deterioration; Counting Processes; Non-Homogeneous Poisson Processes
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Bernardo da Silva, Rodrigo; Andrés López Droguett, Enrique. A Bayesian approach for modeling stochastic deterioration. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: A modelagem de deterioracão tem estado na vanguarda das analises Bayesianas de confiabilidade. As abordagens mais conhecidas encontradas na literatura para este proposito avaliam o comportamento da medida de confiabilidade ao longo do tempo a luz dos dados empiricos, apenas. No contexto de engenharia de confiabilidade, essas abordagens têm aplicabilidade limitada uma vez que frequentemente lida-se com situacões caracterizadas pela escassez de dados empiricos. Inspirado em estrategias Bayesianas que agregam dados empiricos e opiniões de especialistas na modelagem de medidas de confiabilidade não-dependentes do tempo, este trabalho propõe uma metodologia para lidar com confiabilidade dependente do tempo. A metodologia proposta encapsula conhecidas abordagens Bayesianas, como metodos Bayesianos para combinar dados empiricos e opiniões de especialistas e modelos Bayesianos indexados no tempo, promovendo melhorias sobre eles a fim de encontrar um modelo mais realista para descrever o processo de deterioracão de um determinado componente ou sistema. Os casos a serem discutidos são os tipicamente encontrados na pratica de confiabilidade (por meio de simulacão): avaliacão dos dados sobre tempo de execucão para taxas de falha e a quantidade de deterioracão, dados com base na demanda para probabilidade de falha; e opiniões de especialistas para analise da taxa de falha, quantidade de deterioracão e probabilidade de falha. Estes estudos de caso mostram que o uso de informacões especializadas pode levar a uma reducão da incerteza sobre distribuicões de medidas de confiabilidade, especialmente em situacões em que poucas ou nenhuma falha e observada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5610
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo720_1.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons