Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56107

Comparte esta pagina

Título : As monitorias de física básica na formação acadêmica pedagógica no curso de licenciatura em física: o que nos diz as percepções dos estudantes.
Autor : CARVALHO, Gabriel Cavalcante de
Palabras clave : Monitorias de física básica; Formação de professores; Prática docente
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : CARVALHO, Gabriel Cavalcante de. As monitorias de física básica na formação acadêmica pedagógica no curso de licenciatura em física: o que nos diz as percepções dos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O trabalho analisou as eventuais interferências que as monitorias de Física básica podem trazer para a formação acadêmica pedagógica dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Para tanto, a pesquisa tem como questão norteadora: Como as monitorias de Física básica têm influenciado na formação acadêmica pedagógica dos/as estudantes de Licenciatura em Física? Assim, enquanto objetivo geral, tem-se: analisar como, para os/as estudantes que atuaram como monitores no período 2023.1 do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA, nas disciplinas de Física Básica a monitoria influenciou na sua formação acadêmica pedagógica. A perspectiva teórica tem como base as discussões feitas pelo autor que trata sobre formação de professores (TARDIF, 2014). No que se refere aos aspectos metodológicos, aponta-se que a pesquisa tem um cunho qualitativo por trazer subjetivos dos/as participantes, a saber: suas percepções sobre o objetivo pesquisado; quanto a seleção desses/as participantes, esta ocorreu mediante a um formulário do Google Forms mediado pela lista de monitores das disciplinas de física básica do período 2023.1, onde procurou identificar quais estudantes de Licenciatura em Física eram monitores das disciplinas de física básica e na produção dos dados analisados; para apreciação dos conteúdos produzidos, empregou-se a técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2005). Entre os resultados, foi indicado que os/as estudantes, ao estarem participando do programa de monitoria nas disciplinas de física básica, adquirem maior domínio sobre os conteúdos abordados, desse modo, agregam as suas formações acadêmicas pedagógicas por meio da experiência da monitoria também os saberes docentes. Assim, pode-se apontar que eles/as consideram a monitoria como influenciadora da prática docente. Contudo, relatam que, diante das dificuldades enfrentadas durante a monitoria, muitas vezes, ocasiona a perda do desejo de seguir a carreira docente, o que indica que, a monitoria pode influenciar tanto positivamente como negativamente no que tange a identificação da docência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56107
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC GABRIEL CAVALCANTE DE CARVALHO.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons