Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56107

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tania Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorCARVALHO, Gabriel Cavalcante de-
dc.date.accessioned2024-04-26T00:09:52Z-
dc.date.available2024-04-26T00:09:52Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gabriel Cavalcante de. As monitorias de física básica na formação acadêmica pedagógica no curso de licenciatura em física: o que nos diz as percepções dos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56107-
dc.description.abstractO trabalho analisou as eventuais interferências que as monitorias de Física básica podem trazer para a formação acadêmica pedagógica dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Para tanto, a pesquisa tem como questão norteadora: Como as monitorias de Física básica têm influenciado na formação acadêmica pedagógica dos/as estudantes de Licenciatura em Física? Assim, enquanto objetivo geral, tem-se: analisar como, para os/as estudantes que atuaram como monitores no período 2023.1 do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA, nas disciplinas de Física Básica a monitoria influenciou na sua formação acadêmica pedagógica. A perspectiva teórica tem como base as discussões feitas pelo autor que trata sobre formação de professores (TARDIF, 2014). No que se refere aos aspectos metodológicos, aponta-se que a pesquisa tem um cunho qualitativo por trazer subjetivos dos/as participantes, a saber: suas percepções sobre o objetivo pesquisado; quanto a seleção desses/as participantes, esta ocorreu mediante a um formulário do Google Forms mediado pela lista de monitores das disciplinas de física básica do período 2023.1, onde procurou identificar quais estudantes de Licenciatura em Física eram monitores das disciplinas de física básica e na produção dos dados analisados; para apreciação dos conteúdos produzidos, empregou-se a técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2005). Entre os resultados, foi indicado que os/as estudantes, ao estarem participando do programa de monitoria nas disciplinas de física básica, adquirem maior domínio sobre os conteúdos abordados, desse modo, agregam as suas formações acadêmicas pedagógicas por meio da experiência da monitoria também os saberes docentes. Assim, pode-se apontar que eles/as consideram a monitoria como influenciadora da prática docente. Contudo, relatam que, diante das dificuldades enfrentadas durante a monitoria, muitas vezes, ocasiona a perda do desejo de seguir a carreira docente, o que indica que, a monitoria pode influenciar tanto positivamente como negativamente no que tange a identificação da docência.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitorias de física básicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleAs monitorias de física básica na formação acadêmica pedagógica no curso de licenciatura em física: o que nos diz as percepções dos estudantes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Renato dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535278631257452pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThe study examined the potential impacts that basic physics academic monitoring sessions might have on the pedagogical academic formation of students enrolled in the Physics Teaching program at the Centro Acadêmico do Agreste of the Federal University of Pernambuco (UFPE/CAA). To achieve this, the research’s guiding question is: How do basic physics academic monitoring sessions influence the pedagogical academic formation of Physics Teaching students? Therefore, the general objective is to analyze how, for students who worked as academic monitors during the 2023.1 period of the Physics Teaching program at UFPE/CAA, academic monitoring in basic physics courses influenced their pedagogical academic formation. The theoretical framework is based on discussions conducted by the author regarding teacher education (TARDIF, 2014). Regarding the methodological aspects, we specify that the research has a qualitative nature as it encompasses subjective insights from the participants, namely their perceptions regarding the research objective. The selection of these participants was conducted through a Google Forms questionnaire mediated by the list of academic monitors for basic physics courses during the 2023.1 period. This process aimed to identify which Physics Teaching students were academic monitors for basic physics courses. The analysis of the produced content employed the content analysis technique (FRANCO, 2005). Among the findings, it is highlighted that students, while participating in the academic monitoring program for basic physics courses, acquire a better understanding of the covered contents. Consequently, they enhance their pedagogical academic formation through academic monitoring experiences, also integrating pedagogical knowledge. Thus, it can be stated that they consider academic monitoring as influencing their teaching practice. However, they report that encountering difficulties during academic monitoring sessions often leads to a loss of desire to pursue a teaching career, indicating that academic monitoring can have both positive and negative influences on the perception of teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9985062488639467pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GABRIEL CAVALCANTE DE CARVALHO.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons