Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098
Compartilhe esta página
Título: | Emergência de zonas do perfil conceitual de substância a partir de um estudo de caso histórico. |
Autor(es): | SANTOS, Carla Andreane dos |
Palavras-chave: | Perfil Conceitual; Substancia; Estudo de Caso |
Data do documento: | 15-Mar-2024 |
Citação: | SANTOS, Carla Andreane dos. Emergência de Zonas do Perfil conceitual de Substância a Partir de um Estudo de Caso Histórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Química- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Esse trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de utilização de Estudo de Caso como método de ensino para o conceito de substância química. A proposta se baseia na Teoria dos Perfis Conceituais, que considera que a aprendizagem se dá pelo perfil conceitual nos modos de pensar, em que novas ideias coexistem com as anteriores, e pela tomada de consciência da multiplicidade de significados do conceito. Utilizamos o perfil conceitual de substância, que apresenta cinco zonas: essencialista, generalista, substancialista, racionalista e relacional. A articulação do estudo de caso utiliza-se de uma matriz histórica-epistemológica do conceito de substância envolvendo a descoberta do oxigênio para que seja possível identificar as cinco zonas do perfil conceitual de substância e suas ressignificações do modo de pensar e formas de falar. Esperamos que o estudo de caso permita a emergência e discussão dos diversos modos de pensar o conceito de substância no processo de construção de significados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Carla Andreane dos Santos - atualizado 2.pdf | 443,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons