Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098

Compartilhe esta página

Título: Emergência de zonas do perfil conceitual de substância a partir de um estudo de caso histórico.
Autor(es): SANTOS, Carla Andreane dos
Palavras-chave: Perfil Conceitual; Substancia; Estudo de Caso
Data do documento: 15-Mar-2024
Citação: SANTOS, Carla Andreane dos. Emergência de Zonas do Perfil conceitual de Substância a Partir de um Estudo de Caso Histórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Química- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Esse trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de utilização de Estudo de Caso como método de ensino para o conceito de substância química. A proposta se baseia na Teoria dos Perfis Conceituais, que considera que a aprendizagem se dá pelo perfil conceitual nos modos de pensar, em que novas ideias coexistem com as anteriores, e pela tomada de consciência da multiplicidade de significados do conceito. Utilizamos o perfil conceitual de substância, que apresenta cinco zonas: essencialista, generalista, substancialista, racionalista e relacional. A articulação do estudo de caso utiliza-se de uma matriz histórica-epistemológica do conceito de substância envolvendo a descoberta do oxigênio para que seja possível identificar as cinco zonas do perfil conceitual de substância e suas ressignificações do modo de pensar e formas de falar. Esperamos que o estudo de caso permita a emergência e discussão dos diversos modos de pensar o conceito de substância no processo de construção de significados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carla Andreane dos Santos - atualizado 2.pdf443,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons