Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araujo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Carla Andreane dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T15:20:58Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T15:20:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carla Andreane dos. Emergência de Zonas do Perfil conceitual de Substância a Partir de um Estudo de Caso Histórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Química- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de utilização de Estudo de Caso como método de ensino para o conceito de substância química. A proposta se baseia na Teoria dos Perfis Conceituais, que considera que a aprendizagem se dá pelo perfil conceitual nos modos de pensar, em que novas ideias coexistem com as anteriores, e pela tomada de consciência da multiplicidade de significados do conceito. Utilizamos o perfil conceitual de substância, que apresenta cinco zonas: essencialista, generalista, substancialista, racionalista e relacional. A articulação do estudo de caso utiliza-se de uma matriz histórica-epistemológica do conceito de substância envolvendo a descoberta do oxigênio para que seja possível identificar as cinco zonas do perfil conceitual de substância e suas ressignificações do modo de pensar e formas de falar. Esperamos que o estudo de caso permita a emergência e discussão dos diversos modos de pensar o conceito de substância no processo de construção de significados. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Perfil Conceitual | pt_BR |
dc.subject | Substancia | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Caso | pt_BR |
dc.title | Emergência de zonas do perfil conceitual de substância a partir de um estudo de caso histórico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6819117309630035 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study was to present a proposal for the use of Case Studies as a teaching method for the concept of chemical substance. The proposal is based on the Theory of Conceptual Profiles, which considers that learning occurs through the conceptual profile in ways of thinking, in which new ideas coexist with previous ones, and by becoming aware of the multiplicity of meanings of the concept. We use the conceptual profile of substance, which has five zones: essentialist, generalist, substantialist, rationalist, and relational. The articulation of the case study uses a historical-epistemological matrix of the concept of substance involving the discovery of oxygen so that it is possible to identify the five zones of the conceptual profile of substance and its resignifications of the way of thinking and ways of speaking. We hope that the case study will allow the emergence and discussion of the various ways of thinking about the concept of substance in the process of constructing meanings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Carla Andreane dos Santos - atualizado 2.pdf | 443,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons