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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56096

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Título: Dificuldades de aprendizagem em química no ensino médio apresentadas em trabalhos acadêmicos.
Autor(es): SILVA, Edclecia de Vasconcelos
Palavras-chave: Aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem; Ensino de Química
Data do documento: 11-Mar-2024
Citação: SILVA, Edclecia de Vasconcelos. Dificuldades de aprendizagem em química no ensino médio apresentadas em trabalhos acadêmicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2024.
Abstract: Dentre as diversas problemáticas enfrentadas no âmbito educacional, este trabalho destaca as dificuldades de aprendizagem, com foco na disciplina de Química, geralmente tida como complexa entre estudantes do Ensino Médio. Desse modo, na presente pesquisa buscou-se analisar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes do Ensino Médio no componente curricular de Química, abordadas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de uma Universidade Pública do Agreste de Pernambuco. Com relação a classificação da pesquisa, esta tem natureza básica, qualitativa e exploratória. Assim, analisou-se, como o termo “dificuldades de aprendizagem” é tratado, identificando quais são as dificuldades apontadas nos TCCs, relacionando-as com a metodologia de abordagem de conteúdos da Química. Para isso, foram encontrados sete TCCs, limitados ao período de 2014 a 2023, publicados no Repositório Digital ATTENA, e então foi realizado uma análise bibliográfica dos trabalhos, que foram tratados em relação às categorias pré-estabelecidas com base nos objetivos: A) Definição de dificuldades de aprendizagem; B) TCCs e os tipos de dificuldades no componente curricular de Química enfrentadas pelos discentes do Ensino Médio; C) Relação entre conteúdo-metodologia e aprendizagem. A partir disso, observou-se que todos os trabalhos definem e tratam o termo “dificuldades de aprendizagem” da mesma forma, classificando-as como empecilhos que comprometem a compreensão teórica por parte dos discentes, ocasionadas, em sua maioria, pelo desinteresse e desmotivação dos estudantes, e pela descontextualização do conteúdo, estando diretamente relacionadas à abordagem metodológica empregada pelo docente durante a ministração do conteúdo. Assim, a utilização de diferentes metodologias com o intuito de motivar e oportunizar uma melhor compreensão dos conceitos e fenômenos químicos pelos estudantes. Pois, a linguagem científica incomum entre os estudantes e a falta de contextualização dificultam a compreensão dos conteúdos, levando-os a uma aprendizagem fragilizada. Desse modo, a utilização de metodologias diversificadas pode tornar o conteúdo mais atrativo, promovendo a contextualização e oportunizando uma melhor compreensão. Para tanto, o docente pode estar em constante formação, visando o aperfeiçoamento da prática de ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56096
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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