Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56096
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Edclecia de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T14:49:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T14:49:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edclecia de Vasconcelos. Dificuldades de aprendizagem em química no ensino médio apresentadas em trabalhos acadêmicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56096 | - |
dc.description.abstract | Dentre as diversas problemáticas enfrentadas no âmbito educacional, este trabalho destaca as dificuldades de aprendizagem, com foco na disciplina de Química, geralmente tida como complexa entre estudantes do Ensino Médio. Desse modo, na presente pesquisa buscou-se analisar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos estudantes do Ensino Médio no componente curricular de Química, abordadas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de uma Universidade Pública do Agreste de Pernambuco. Com relação a classificação da pesquisa, esta tem natureza básica, qualitativa e exploratória. Assim, analisou-se, como o termo “dificuldades de aprendizagem” é tratado, identificando quais são as dificuldades apontadas nos TCCs, relacionando-as com a metodologia de abordagem de conteúdos da Química. Para isso, foram encontrados sete TCCs, limitados ao período de 2014 a 2023, publicados no Repositório Digital ATTENA, e então foi realizado uma análise bibliográfica dos trabalhos, que foram tratados em relação às categorias pré-estabelecidas com base nos objetivos: A) Definição de dificuldades de aprendizagem; B) TCCs e os tipos de dificuldades no componente curricular de Química enfrentadas pelos discentes do Ensino Médio; C) Relação entre conteúdo-metodologia e aprendizagem. A partir disso, observou-se que todos os trabalhos definem e tratam o termo “dificuldades de aprendizagem” da mesma forma, classificando-as como empecilhos que comprometem a compreensão teórica por parte dos discentes, ocasionadas, em sua maioria, pelo desinteresse e desmotivação dos estudantes, e pela descontextualização do conteúdo, estando diretamente relacionadas à abordagem metodológica empregada pelo docente durante a ministração do conteúdo. Assim, a utilização de diferentes metodologias com o intuito de motivar e oportunizar uma melhor compreensão dos conceitos e fenômenos químicos pelos estudantes. Pois, a linguagem científica incomum entre os estudantes e a falta de contextualização dificultam a compreensão dos conteúdos, levando-os a uma aprendizagem fragilizada. Desse modo, a utilização de metodologias diversificadas pode tornar o conteúdo mais atrativo, promovendo a contextualização e oportunizando uma melhor compreensão. Para tanto, o docente pode estar em constante formação, visando o aperfeiçoamento da prática de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem em química no ensino médio apresentadas em trabalhos acadêmicos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6119743100209513 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Among the various issues faced in the educational sphere, this work highlights learning difficulties, focusing on the subject of Chemistry, generally considered complex among high school students. Thus, the present research sought to analyze the learning difficulties faced by high school students in the Chemistry curriculum, as addressed in Undergraduate Thesis Papers (TCCs) from a Public University in the Agreste region of Pernambuco. Regarding the research classification, it has a basic, qualitative, and exploratory nature. Thus, the treatment of the term "learning difficulties" was analyzed, identifying the difficulties outlined in the TCCs and relating them to the methodology of approaching Chemistry content. For this purpose, seven TCCs were found, limited to the period from 2014 to 2023, published in the ATTENA Digital Repository, and then a bibliographic analysis of the papers was conducted, which were treated in relation to the pre-established categories based on the objectives: A) Definition of learning difficulties; B) TCCs and the types of difficulties in the Chemistry curriculum faced by high school students; C) Relationship between content-methodology and learning. From this, it was observed that all the papers define and treat the term "learning difficulties" in the same way, classifying them as obstacles that compromise the theoretical understanding by the students, mostly caused by disinterest and lack of motivation, and by the decontextualization of content, being directly related to the methodological approach employed by the teacher during content delivery. Thus, the use of different methodologies with the aim of motivating and enabling a better understanding of chemical concepts and phenomena by students. Because the uncommon scientific language among students and the lack of contextualization hinder the understanding of content, leading to weakened learning. Thus, the use of diversified methodologies can make the content more attractive, promoting contextualization and enabling better understanding. Therefore, the teacher can be in constant training, aiming at improving teaching practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edclecia de Vasconcelos Silva.pdf | 430,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons