Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56093

Compartilhe esta página

Título: Uso da temática de plantas medicinais como recurso de contextualização no ensino de química.
Autor(es): SANTOS, Bruna Larissa de Oliveira
Palavras-chave: Contextualização; Ensino de Química; Plantas Medicinais
Data do documento: 27-Mar-2024
Citação: Santos, Bruna Larissa de Oliveira. Uso da temática de plantas medicinais como recurso de contextualização no ensino de química. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O ensino de química enfrenta diversos desafios devido metodologias tradicionais e falta de contextualização, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dito isto, faz-se necessário o uso de metodologias que visem contribuir significativamente o processo de ensino-aprendizagem de química. Um desses recursos, é a contextualização, que vem sendo amplamente estudada e incentivada por pesquisadores, professores e órgãos públicos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desse pressuposto, este trabalho teve como objetivo analisar como o uso da temática de plantas medicinais, pode contribuir para a formação docente, através da incorporação desses conteúdos em sua futura prática pedagógica. Visto que, o Brasil é um país rico em biodiversidade e cultura popular, podendo ser uma alternativa de contextualização no ensino de química. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Pernambuco-Campus Caruaru, divididos em três etapas, baseado nos Três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Para análise dos dados foram produzidos mapas conceituais com as concepções prévias dos licenciandos e após uma oficina sobre a temática, a construção de outro mapa conceitual, a fim de compará-los entre as ideias apresentadas nos mapas. Também foram realizadas discussões sobre a temática em todas as etapas do desenvolvimento do trabalho. Os resultados obtidos apresentam que a temática das plantas medicinais se faz presente no cotidiano dos discentes, sendo uma alternativa de contextualização relevante no ensino de química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56093
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ Bruna Larissa de Oliveira Santos..pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons