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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56093
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Bruna Larissa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T13:57:09Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T13:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-23 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Bruna Larissa de Oliveira. Uso da temática de plantas medicinais como recurso de contextualização no ensino de química. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56093 | - |
dc.description.abstract | O ensino de química enfrenta diversos desafios devido metodologias tradicionais e falta de contextualização, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dito isto, faz-se necessário o uso de metodologias que visem contribuir significativamente o processo de ensino-aprendizagem de química. Um desses recursos, é a contextualização, que vem sendo amplamente estudada e incentivada por pesquisadores, professores e órgãos públicos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desse pressuposto, este trabalho teve como objetivo analisar como o uso da temática de plantas medicinais, pode contribuir para a formação docente, através da incorporação desses conteúdos em sua futura prática pedagógica. Visto que, o Brasil é um país rico em biodiversidade e cultura popular, podendo ser uma alternativa de contextualização no ensino de química. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Pernambuco-Campus Caruaru, divididos em três etapas, baseado nos Três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Para análise dos dados foram produzidos mapas conceituais com as concepções prévias dos licenciandos e após uma oficina sobre a temática, a construção de outro mapa conceitual, a fim de compará-los entre as ideias apresentadas nos mapas. Também foram realizadas discussões sobre a temática em todas as etapas do desenvolvimento do trabalho. Os resultados obtidos apresentam que a temática das plantas medicinais se faz presente no cotidiano dos discentes, sendo uma alternativa de contextualização relevante no ensino de química. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Plantas Medicinais | pt_BR |
dc.title | Uso da temática de plantas medicinais como recurso de contextualização no ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5628775619167387 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chemistry education faces several challenges due to traditional methodologies and lack of contextualization, hindering student learning. Therefore, it is necessary to use methodologies aimed at significantly contributing to the teaching-learning process of chemistry. One of these resources is contextualization, which has been widely studied and encouraged by researchers, teachers, and public organizations such as PCN and BNCC. Given this premise, this study aimed to analyze how the use of the theme of medicinal plants can contribute to teacher education by incorporating these contents into their future pedagogical practice. Considering that Brazil is a country rich in biodiversity and popular culture, it can be an alternative for contextualization in chemistry education. This work was developed with Chemistry Education students from the Federal University of Pernambuco-Caruaru Campus, divided into three stages, based on the Three Pedagogical Moments: initial problematization, knowledge organization, and knowledge application, proposed by Delizoicov, Angotti, and Pernambuco. For data analysis, conceptual maps were produced with the preconceptions of the students, and after a workshop on the theme, another conceptual map was requested to compare them between the ideas presented in the maps. Discussions on the theme were also held at all stages of the work's development. The results obtained show that the theme of medicinal plants is present in the daily lives of the students, being a relevant contextualization alternative in chemistry education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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