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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56077

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorMOREIRA, Tiago de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-24T12:31:32Z-
dc.date.available2024-04-24T12:31:32Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.date.submitted2024-04-11-
dc.identifier.citationMOREIRA, Tiago de Oliveira. Dificuldades de resolução de problemas em arranjo e combinação com repetição no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56077-
dc.description.abstractO presente estudo tem como foco a análise das dificuldades enfrentadas por alunos do terceiro ano do ensino médio em relação aos invariantes operatórios e prescritivos na repetição em problemas combinatórios que envolvem arranjo e combinação. Fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, esta pesquisa explora as noções de invariantes prescritivos e operatórios, bem como as representações relacionais e simbólicas associadas aos problemas de arranjo e combinação com repetição. O objetivo central da pesquisa é analisar os conhecimentos que os alunos do ensino médio apresentam ao resolver problemas de arranjo e combinação, com e sem a presença do invariante de repetição, após terem tido a intervenção do professor em sala de aula. Para isso, foi empregado um questionário com alguns estudantes do terceiro ano do ensino médio, com o intuito de avaliar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de arranjo e combinação com a presença de invariantes de repetição. Os resultados destacam uma série de desafios enfrentados pelos estudantes, incluindo a dificuldade em diferenciar os invariantes em arranjos e combinações, a aplicação incorreta de fórmulas e a pela falta de discussão sobre o tema em sala de aula. A pesquisa reforça a importância de abordagens de ensino que se alinham com a Teoria dos Campos Conceituais, visando facilitar a compreensão e aplicação dos invariantes operatórios e das representações simbólicas essenciais para o domínio da combinatória.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectArranjopt_BR
dc.subjectCombinaçãopt_BR
dc.subjectRepetiçãopt_BR
dc.subjectInvariantespt_BR
dc.titleDificuldades de resolução de problemas em arranjo e combinação com repetição no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5811980623714146pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present study focuses on analyzing the difficulties faced by third-year high school students in relation to operational and prescriptive invariants in repetition in combinatorial problems involving arrangement and combination. Based on Vergnaud's Conceptual Field Theory, this research explores the notions of prescriptive and operational invariants, as well as the relational and symbolic representations associated with problems of arrangement and combination with repetition. The central objective of the research is to analyze the knowledge that high school students present when solving arrangement and combination problems, with and without the presence of the repetition invariant, after having had the teacher's intervention in the classroom. For this, a questionnaire was used with some third-year high school students, with the aim of evaluating students' understanding of the concepts of arrangement and combination with the presence of repetition invariants. The results highlight a series of challenges faced by students, including the difficulty in differentiating invariants in arrangements and combinations, the incorrect application of formulas and the lack of discussion on the topic in the classroom. The research reinforces the importance of teaching approaches that align with Conceptual Field Theory, aiming to facilitate the understanding and application of operational invariants and symbolic representations essential for mastering combinatorics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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