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Título : Efeito da idade relativa no desempenho competitivo em escolares praticantes de natação
Autor : LIRA, Romário Rocha
Palabras clave : Efeito da Idade Relativa; Natação; Escolares; Desempenho Competitivo
Fecha de publicación : 22-mar-2024
Citación : LIRA, Romário Rocha. Efeito da Idade Relativa no desempenho competitivo em escolares praticantes de natação. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.
Resumen : Introdução: Efeito da Idade Relativa (EIR) é proeminente na natação competitiva, influenciado por fatores individuais, ambientais e específicos da competição. Estudos destacam a vantagem dos nascidos no primeiro quartil do ano. Este fenômeno impacta o cenário competitivo da natação. Objetivo: Investigar o EIR em escolares praticantes de natação. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza documental, quantitativa e transversal. A amostra foi composta por 415 nadadores (221 do sexo masculino e 194 do sexo feminino) com idade média de 14,9±1,6 anos. O estudo analisou as datas de nascimento dos atletas dividindo-os em quartis e semestres, com as frequências absolutas e relativas apresentadas. Para determinar a associação entre o desempenho competitivo e as datas de nascimento (Efeito da Idade Relativa - EIR), foi aplicado o teste de Qui-Quadrado (χ²) em cada quartil. Esse teste permitiu avaliar a significância dos desvios entre as frequências esperadas e observadas, com um nível de significância estabelecido em p < 0,05. Resultados: Foi observado uma diferença estatisticamente significativa quando comparado os quartis de nascimento por sexo (p=0,026; χ²=9,254). No sexo masculino, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa (p=<0,001; χ²=39,579), já no sexo feminino, não foi possível observar diferenças estatisticamente significantes (p=0,207). Para o grupo de especificidade foi observada diferença estatisticamente significante para o grupo de velocidade (p=<0,001; χ²=35,181). Os demais grupos meio fundo e fundo não apresentaram resultados estatisticamente significantes com p=0,193 e p=0,572 respectivamente. No grupo de etapa foi observada diferença estatisticamente significante para os medalhistas (p=<0,001; χ²=21,784). Conclusão: Foi possível perceber o Efeito de Idade Relativa presente em todas as análises, embora nem todas tenham demonstrado diferenças significativas. Observou-se que em todas as variáveis deste estudo há uma maior concentração no Q1 e Q2. Novas pesquisas podem explorar questões como a maturação e outras mais a fundo, ao considerar outros aspectos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56070
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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