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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56070

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAES NETO, Pedro Pinheiro-
dc.contributor.authorLIRA, Romário Rocha-
dc.date.accessioned2024-04-23T17:51:16Z-
dc.date.available2024-04-23T17:51:16Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.date.submitted2024-04-01-
dc.identifier.citationLIRA, Romário Rocha. Efeito da Idade Relativa no desempenho competitivo em escolares praticantes de natação. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56070-
dc.description.abstractIntrodução: Efeito da Idade Relativa (EIR) é proeminente na natação competitiva, influenciado por fatores individuais, ambientais e específicos da competição. Estudos destacam a vantagem dos nascidos no primeiro quartil do ano. Este fenômeno impacta o cenário competitivo da natação. Objetivo: Investigar o EIR em escolares praticantes de natação. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza documental, quantitativa e transversal. A amostra foi composta por 415 nadadores (221 do sexo masculino e 194 do sexo feminino) com idade média de 14,9±1,6 anos. O estudo analisou as datas de nascimento dos atletas dividindo-os em quartis e semestres, com as frequências absolutas e relativas apresentadas. Para determinar a associação entre o desempenho competitivo e as datas de nascimento (Efeito da Idade Relativa - EIR), foi aplicado o teste de Qui-Quadrado (χ²) em cada quartil. Esse teste permitiu avaliar a significância dos desvios entre as frequências esperadas e observadas, com um nível de significância estabelecido em p < 0,05. Resultados: Foi observado uma diferença estatisticamente significativa quando comparado os quartis de nascimento por sexo (p=0,026; χ²=9,254). No sexo masculino, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa (p=<0,001; χ²=39,579), já no sexo feminino, não foi possível observar diferenças estatisticamente significantes (p=0,207). Para o grupo de especificidade foi observada diferença estatisticamente significante para o grupo de velocidade (p=<0,001; χ²=35,181). Os demais grupos meio fundo e fundo não apresentaram resultados estatisticamente significantes com p=0,193 e p=0,572 respectivamente. No grupo de etapa foi observada diferença estatisticamente significante para os medalhistas (p=<0,001; χ²=21,784). Conclusão: Foi possível perceber o Efeito de Idade Relativa presente em todas as análises, embora nem todas tenham demonstrado diferenças significativas. Observou-se que em todas as variáveis deste estudo há uma maior concentração no Q1 e Q2. Novas pesquisas podem explorar questões como a maturação e outras mais a fundo, ao considerar outros aspectos.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEfeito da Idade Relativapt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectDesempenho Competitivopt_BR
dc.titleEfeito da idade relativa no desempenho competitivo em escolares praticantes de nataçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLUCENA, Eduardo Victor Ramalho-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7998170196277120pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Relative Age Effect (RAE) is prominent in competitive swimming, influenced by individual, environmental, and competition-specific factors. Studies highlight the advantage of those born in the first quartile of the year. This phenomenon impacts the competitive swimming landscape. Objective: Investigate the RAE in school students practicing swimming. Methodology: This is a documentary, quantitative, and cross-sectional study. The sample consisted of 415 swimmers (221 males and 194 females) with a mean age of 14.9±1.6 years. The study analyzed athletes' birth dates by dividing them into quartiles and semesters, with absolute and relative frequencies presented. To determine the association between competitive performance and birth dates (Relative Age Effect - RAE), the Chi-square test (χ²) was applied in each quartile. This test allowed assessing the significance of deviations between expected and observed frequencies, with a significance level set at p < 0.05. Results: A statistically significant difference was observed when comparing birth quartiles by sex (p=0.026; χ²=9.254). In males, a statistically significant difference was found (p=<0.001; χ²=39.579), while in females, it was not possible to observe statistically significant differences (p=0.207). For the specificity group, a statistically significant difference was observed for the speed group (p=<0.001; χ²=35.181). The other middle and long-distance groups did not show statistically significant results with p=0.193 and p=0.572 respectively. In the stage group, a statistically significant difference was observed for the medalists (p=<0.001; χ²=21.784). Conclusion: The Relative Age Effect was noticeable in all analyses, although not all demonstrated significant differences. It was observed that in all variables of this study, there is a greater concentration in Q1 and Q2. Further research can explore issues such as maturation and delve deeper into considering other aspects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5834549329807210pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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