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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56059
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Título : | LGBTfobia em escolas pernambucanas: um estudo sobre políticas públicas e atuação da gestão escolar. |
Autor : | MORAIS, Deivson dos Santos |
Palabras clave : | Gestão Escolar; LGBTfobia; Clima Organizacional |
Fecha de publicación : | 27-mar-2024 |
Citación : | MORAIS, Deivson dos Santos. LGBTfobia em escolas pernambucanas: um estudo sobre políticas públicas e atuação da gestão escolar. 2024. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | Este estudo investigou o papel da gestão educacional na promoção de um ambiente escolar livre de preconceitos de gênero e sexualidade em Pernambuco. As concepções de gênero e sexualidade, e a análise das práticas pedagógicas no meio escolar, servirá como alicerce para compreendermos a complexidade dessas questões e orientar a investigação que busca aprofundar as experiências e percepções dos participantes. A metodologia adotada foi qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das experiências e percepções dos participantes, através da análise de conteúdo. Utilizamos formulários via Google Forms, direcionados a graduandos da UFPE, com o público-alvo composto por indivíduos que concluíram a educação básica, contando com 38 participantes. Os resultados revelaram uma prevalência significativa de atos LGBTfóbicos, especialmente no ensino médio, com metade dos participantes indicando negligência da equipe escolar diante dessas situações. A falta de preparo e de formação continuada dos profissionais da educação foi evidente, destacando a urgência de práticas pedagógicas que abordem questões de gênero e sexualidade de maneira abrangente. A pesquisa apontou a necessidade de uma mudança efetiva no ambiente escolar, enfatizando a importância de ações conjuntas entre gestores, educadores e políticas públicas para construir um espaço inclusivo que promova o respeito à diversidade, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para uma sociedade mais justa e igualitária. Essas conclusões ressaltam a importância de medidas assertivas e de uma abordagem proativa para criar ambientes educacionais mais acolhedores, preparando gestores e educadores para enfrentar os desafios do preconceito e garantindo o pleno exercício dos direitos individuais de todos os estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56059 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
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