Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56059
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodriguez, Ernesto Arcenio Valdéz | - |
dc.contributor.author | MORAIS, Deivson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T15:14:27Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T15:14:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Deivson dos Santos. LGBTfobia em escolas pernambucanas: um estudo sobre políticas públicas e atuação da gestão escolar. 2024. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56059 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investigou o papel da gestão educacional na promoção de um ambiente escolar livre de preconceitos de gênero e sexualidade em Pernambuco. As concepções de gênero e sexualidade, e a análise das práticas pedagógicas no meio escolar, servirá como alicerce para compreendermos a complexidade dessas questões e orientar a investigação que busca aprofundar as experiências e percepções dos participantes. A metodologia adotada foi qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das experiências e percepções dos participantes, através da análise de conteúdo. Utilizamos formulários via Google Forms, direcionados a graduandos da UFPE, com o público-alvo composto por indivíduos que concluíram a educação básica, contando com 38 participantes. Os resultados revelaram uma prevalência significativa de atos LGBTfóbicos, especialmente no ensino médio, com metade dos participantes indicando negligência da equipe escolar diante dessas situações. A falta de preparo e de formação continuada dos profissionais da educação foi evidente, destacando a urgência de práticas pedagógicas que abordem questões de gênero e sexualidade de maneira abrangente. A pesquisa apontou a necessidade de uma mudança efetiva no ambiente escolar, enfatizando a importância de ações conjuntas entre gestores, educadores e políticas públicas para construir um espaço inclusivo que promova o respeito à diversidade, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para uma sociedade mais justa e igualitária. Essas conclusões ressaltam a importância de medidas assertivas e de uma abordagem proativa para criar ambientes educacionais mais acolhedores, preparando gestores e educadores para enfrentar os desafios do preconceito e garantindo o pleno exercício dos direitos individuais de todos os estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | LGBTfobia | pt_BR |
dc.subject | Clima Organizacional | pt_BR |
dc.title | LGBTfobia em escolas pernambucanas: um estudo sobre políticas públicas e atuação da gestão escolar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Santos, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigated the role of educational management in promoting a school environment free from gender and sexuality prejudices in Pernambuco. The conceptions of gender and sexuality, and the analysis of pedagogical practices in the school environment, will serve as a foundation for understanding the complexity of these issues and guide the investigation that seeks to deepen the experiences and perceptions of the participants. The methodology adopted was qualitative, allowing an in-depth analysis of the participants' experiences and perceptions, through content analysis. We used forms via Google Forms, aimed at UFPE graduates, with the target audience made up of individuals who completed basic education, with 38 participants. The results revealed a significant prevalence of LGBTphobic acts, especially in high school, with half of the participants indicating negligence on the part of school staff in the face of these situations. The lack of preparation and continued training of education professionals was evident, highlighting the urgency of pedagogical practices that address issues of gender and sexuality in a comprehensive manner. The research highlighted the need for an effective change in the school environment, emphasizing the importance of joint actions between managers, educators and public policies to build an inclusive space that promotes respect for diversity, contributing to the integral development of students and a more inclusive society. fair and egalitarian. These conclusions highlight the importance of assertive measures and a proactive approach to create more welcoming educational environments, preparing managers and educators to face the challenges of prejudice and ensuring the full exercise of individual rights for all students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Deivson dos Santos Morais.pdf | 809,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons