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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/560
Title: Minha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife
Authors: Eduardo da Silva Leal, Rosana
Keywords: Antropologia do turismo;Viagens;Práticas alternativas;Periferias urbanas.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Eduardo da Silva Leal, Rosana; Wilfried Schröder, Peter. Minha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Esta pesquisa busca analisar, sob o ponto de vista antropológico, as lógicas sociais e simbólicas que envolvem as práticas alternativas de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, focaliza o processo de elaboração, comercialização e consumo dos trajetos, considerando ainda os procedimentos operacionais, as trocas econômicas, os vínculos sociais e as experiências de viagem. O método etnográfico foi utilizado como principal instrumento de pesquisa, possibilitando acessar provedores, usuários, redes sociais, formas de divulgação e tipos de deslocamento. A etnografia foi desenvolvida durante o acompanhamento dos grupos, transformando os ônibus e meios de hospedagem em principais espaços para a observação participante e entrevistas. No decorrer do trabalho buscamos desenvolver reflexões teóricas acerca do papel econômico e sociocultural das viagens e do turismo no Ocidente, partindo do pressuposto que tais práticas são capazes de evidenciar estilos de vida, habitus de classe e modos de consumo, tornando-se um importante campo para se analisar a sociedade. Diante dos dados empíricos, percebemos que o sistema alternativo analisado representa um contraponto à racionalidade neoliberal da indústria do turismo, apresentando-se como forma de resistência à lógica da hospitalidade mercantil. Trata-se de um campo de ação social que promove, quase sem ser notado, um processo silencioso de democratização de viagens, refletindo formas de trabalho, lazer e sociabilidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/560
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Antropologia

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