Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/560

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWilfried Schröder, Peter pt_BR
dc.contributor.authorEduardo da Silva Leal, Rosanapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:38Z-
dc.date.available2014-06-12T15:03:38Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationEduardo da Silva Leal, Rosana; Wilfried Schröder, Peter. Minha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/560-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar, sob o ponto de vista antropológico, as lógicas sociais e simbólicas que envolvem as práticas alternativas de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, focaliza o processo de elaboração, comercialização e consumo dos trajetos, considerando ainda os procedimentos operacionais, as trocas econômicas, os vínculos sociais e as experiências de viagem. O método etnográfico foi utilizado como principal instrumento de pesquisa, possibilitando acessar provedores, usuários, redes sociais, formas de divulgação e tipos de deslocamento. A etnografia foi desenvolvida durante o acompanhamento dos grupos, transformando os ônibus e meios de hospedagem em principais espaços para a observação participante e entrevistas. No decorrer do trabalho buscamos desenvolver reflexões teóricas acerca do papel econômico e sociocultural das viagens e do turismo no Ocidente, partindo do pressuposto que tais práticas são capazes de evidenciar estilos de vida, habitus de classe e modos de consumo, tornando-se um importante campo para se analisar a sociedade. Diante dos dados empíricos, percebemos que o sistema alternativo analisado representa um contraponto à racionalidade neoliberal da indústria do turismo, apresentando-se como forma de resistência à lógica da hospitalidade mercantil. Trata-se de um campo de ação social que promove, quase sem ser notado, um processo silencioso de democratização de viagens, refletindo formas de trabalho, lazer e sociabilidadept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologia do turismopt_BR
dc.subjectViagenspt_BR
dc.subjectPráticas alternativaspt_BR
dc.subjectPeriferias urbanas.pt_BR
dc.titleMinha agência é a sua casa! : uma etnografia do sistema alternativo de viagens e turismo da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2865_1.pdf5,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons