Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55997
Compartilhe esta página
Título: | Elementos de educação inclusiva em ementas de projetos pedagógicos de cursos. |
Autor(es): | SILVA, Jonathan Soares da |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva; Formação Docente; Componente Curricular |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Citação: | SILVA, Jonathan Soares da. Elementos de educação inclusiva em ementas de projetos pedagógicos de cursos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatua em Química- Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2024. |
Abstract: | A educação escolar é uma parte importante para a formação do sujeito crítico, pois é através dela que o indivíduo tem a possibilidade de expandir as suas habilidades e a sua consciência cidadã, que lhe oferece meios para a tomada de decisões assertivas sobre dos assuntos que o circundam. A escolarização de pessoas com deficiência é um direito legal, sobretudo na dimensionalidade de uma educação de qualidade, efetiva e eficiente. O presente buscou indicar a partir das ementas de cinco Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de licenciatura em química localizados na região nordeste, a presença ou ausência de disciplinas dedicadas à formação docente para atuar posteriormente no atual modelo de educação inclusiva. A pesquisa aqui descrita é de cunho qualitativa e permeada pela análise de conteúdo. Adicionalmente, foi feito um breve mapeamento descritivo de publicações acadêmicas sobre a educação inclusiva. Para tanto, optou-se por destacar artigos elaborados por professores e professoras de Universidades Federais da região Nordeste. Os resultados mostram que há uma oferta limitada de disciplinas no viés da educação inclusiva nos cursos de licenciatura química analisados. Estima-se que isso pode impactar negativamente na formação dos futuros professores, tornando-os menos preparados para atuar em escolas inclusivas. Portanto, é fundamental que as instituições de ensino superior ampliem a oferta de disciplinas de educação inclusiva nos cursos de licenciatura, a fim de preparar adequadamente os futuros professores para atuar de forma eficaz e inclusiva nas escolas. Palavras-chave: Educação Inclusiva; Formação docente; componente curricular |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55997 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 revisão biblioteca.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons