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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55997
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Ariane Carla Campos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jonathan Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T19:52:29Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T19:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jonathan Soares da. Elementos de educação inclusiva em ementas de projetos pedagógicos de cursos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatua em Química- Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55997 | - |
dc.description.abstract | A educação escolar é uma parte importante para a formação do sujeito crítico, pois é através dela que o indivíduo tem a possibilidade de expandir as suas habilidades e a sua consciência cidadã, que lhe oferece meios para a tomada de decisões assertivas sobre dos assuntos que o circundam. A escolarização de pessoas com deficiência é um direito legal, sobretudo na dimensionalidade de uma educação de qualidade, efetiva e eficiente. O presente buscou indicar a partir das ementas de cinco Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de licenciatura em química localizados na região nordeste, a presença ou ausência de disciplinas dedicadas à formação docente para atuar posteriormente no atual modelo de educação inclusiva. A pesquisa aqui descrita é de cunho qualitativa e permeada pela análise de conteúdo. Adicionalmente, foi feito um breve mapeamento descritivo de publicações acadêmicas sobre a educação inclusiva. Para tanto, optou-se por destacar artigos elaborados por professores e professoras de Universidades Federais da região Nordeste. Os resultados mostram que há uma oferta limitada de disciplinas no viés da educação inclusiva nos cursos de licenciatura química analisados. Estima-se que isso pode impactar negativamente na formação dos futuros professores, tornando-os menos preparados para atuar em escolas inclusivas. Portanto, é fundamental que as instituições de ensino superior ampliem a oferta de disciplinas de educação inclusiva nos cursos de licenciatura, a fim de preparar adequadamente os futuros professores para atuar de forma eficaz e inclusiva nas escolas. Palavras-chave: Educação Inclusiva; Formação docente; componente curricular | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Componente Curricular | pt_BR |
dc.title | Elementos de educação inclusiva em ementas de projetos pedagógicos de cursos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6297953350367117 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7764204807506356 | pt_BR |
dc.description.abstractx | School education is an important part of the formation of the critical subject, as it is through it that the individual has the possibility of expanding their skills and their civic awareness, which offers them the means to make assertive decisions on the issues that concern them. surround. Schooling for people with disabilities is a legal right, especially in terms of quality, effective and efficient education. This sought to indicate, based on the syllabi of five Pedagogical Course Projects (PPCs) for chemistry degrees located in the northeast region, the presence or absence of subjects dedicated to teacher training to later work in the current model of inclusive education. The research described here is qualitative in nature and permeated by content analysis. Additionally, a brief descriptive mapping of academic publications on inclusive education was made. To this end, we chose to highlight articles written by professors from Federal Universities in the Northeast region. The results show that there is a limited supply of subjects with an inclusive education bias in the chemistry degree courses analyzed. It is estimated that this could negatively impact the training of future teachers, making them less prepared to work in inclusive schools. Therefore, it is essential that higher education institutions expand the offer of inclusive education subjects in undergraduate courses, in order to adequately prepare future teachers to work effectively and inclusively in schools. Keywords: Inclusive education; Teacher training; curricular component | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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