Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55989

Compartilhe esta página

Título: Utilização de mapas conceituais na elaboração de planejamento de ensino : uma ação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Química
Autor(es): SILVA, Paloma Maria de Oliveira
Palavras-chave: Mapeamento conceitual; Planejamento educacional; COMA; PIBID
Data do documento: 5-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Paloma Maria de Oliveira. Utilização de mapas conceituais na elaboração de planejamento de ensino: uma ação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Química. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Nosso objetivo foi analisar e compreender a lógica das reflexões constantes nos Planejamentos de Ensino, em forma de Mapas Conceituais, realizados pelos participantes em formação abordando os elementos do Planejamento: Conteúdos, Objetivos, Metodologias e Avaliação - COMA. Para isso, nesta pesquisa trabalhamos com a análise do material produzido, Mapas Conceituais (MCs), por pibidianos em uma formação sobre Planejamento de Ensino (PE) promovida pelas coordenações do PIBID dos cursos de Licenciatura em Química e Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2020 e 2021, configurando-se como uma abordagem de caráter qualitativo. Nesse contexto, apresentamos aspectos teóricos sobre os Elementos do Planejamento de Ensino – COMA, o Mapeamento Conceitual e os parâmetros para a construção de um bom mapa conceitual. O processo de realização da metodologia ativa utilizada na referida formação, Rotação por Estações de Aprendizagem (REA), por se tratar de um período pandêmico, ocorreu através das plataformas Google Meet (O meio pelo qual aconteceram os encontros e estações, bem como, sua gravação) e Google Classroom (envio de material base e orientador para cada encontro específico). A REA foi adaptada para que todas as estações acontecessem em pequenos grupos, de forma colaborativa, síncrona e assíncrona. A cada duas EA foi trabalhado um dos elementos do COMA, sendo proposto a elaboração do planejamento de ensino no formato de MC. Desta forma, de acordo com a análise dos MCs produzidos, verificamos que o mapa conceitual se mostrou um instrumento eficaz para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo frente à associação dos elementos que constituem o modelo de Planejamento de Ensino proposto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55989
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paloma Maria de Oliveira Silva.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons