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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55989

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorSILVA, Paloma Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-18T11:40:31Z-
dc.date.available2024-04-18T11:40:31Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.citationSILVA, Paloma Maria de Oliveira. Utilização de mapas conceituais na elaboração de planejamento de ensino: uma ação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Química. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55989-
dc.description.abstractNosso objetivo foi analisar e compreender a lógica das reflexões constantes nos Planejamentos de Ensino, em forma de Mapas Conceituais, realizados pelos participantes em formação abordando os elementos do Planejamento: Conteúdos, Objetivos, Metodologias e Avaliação - COMA. Para isso, nesta pesquisa trabalhamos com a análise do material produzido, Mapas Conceituais (MCs), por pibidianos em uma formação sobre Planejamento de Ensino (PE) promovida pelas coordenações do PIBID dos cursos de Licenciatura em Química e Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2020 e 2021, configurando-se como uma abordagem de caráter qualitativo. Nesse contexto, apresentamos aspectos teóricos sobre os Elementos do Planejamento de Ensino – COMA, o Mapeamento Conceitual e os parâmetros para a construção de um bom mapa conceitual. O processo de realização da metodologia ativa utilizada na referida formação, Rotação por Estações de Aprendizagem (REA), por se tratar de um período pandêmico, ocorreu através das plataformas Google Meet (O meio pelo qual aconteceram os encontros e estações, bem como, sua gravação) e Google Classroom (envio de material base e orientador para cada encontro específico). A REA foi adaptada para que todas as estações acontecessem em pequenos grupos, de forma colaborativa, síncrona e assíncrona. A cada duas EA foi trabalhado um dos elementos do COMA, sendo proposto a elaboração do planejamento de ensino no formato de MC. Desta forma, de acordo com a análise dos MCs produzidos, verificamos que o mapa conceitual se mostrou um instrumento eficaz para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo frente à associação dos elementos que constituem o modelo de Planejamento de Ensino proposto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectCOMApt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleUtilização de mapas conceituais na elaboração de planejamento de ensino : uma ação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9959337315795254pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxOur objective was to analyze and understand the logic of the constant reflections in the Teaching Plans, in the form of Conceptual Maps, carried out by the participants in training, addressing the elements of the Plan: Contents, Objectives, Methodologies and Evaluation - COMA. For this, in this research we work with the analysis of the material produced, Conceptual Maps (CMs), by pibidians in a training on Teaching Planning (PE) promoted by the PIBID coordinations of the Degree courses in Chemistry and Physics of the Academic Center of Agreste da Federal University of Pernambuco, between 2020 and 2021, configuring itself as a qualitative approach. In this context, we present theoretical aspects about the Teaching Planning Elements – COMA, the Conceptual Mapping and the parameters for the construction of a good conceptual map. The process of carrying out the active methodology used in said training, Rotation by Learning Stations (REA), as it was a pandemic period, took place through the Google Meet platforms (The means by which the meetings and stations took place, as well as their recording) and Google Classroom (sending base material and guidance for each specific meeting). The REA was adapted so that all stations took place in small groups, in a collaborative, synchronous and asynchronous way. Every two EAs, one of the elements of COMA was worked on, with the proposal to prepare a teaching plan in the CM format. In this way, according to the analysis of the CMs produced, we verified that the conceptual map proved to be an effective instrument for the development of reflective, critical and creative thinking in face of the association of the elements that constitute the proposed Teaching Planning model.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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