Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55952
Comparte esta pagina
Título : | Conhecimento de professores de fisioterapia sobre dor |
Autor : | SANTOS, Jaqueline Severo dos |
Palabras clave : | Neurofisiologia; Fisioterapia; Conhecimento; Docentes |
Fecha de publicación : | 18-mar-2024 |
Citación : | SANTOS, Jaqueline Severo dos. Conhecimento de professores de fisioterapia sobre dor. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Justificativa e objetivos: O grau do conhecimento neurofisiológico sobre a dor pode repercutir em práticas clínicas eficazes. Com isto, este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de professores dos cursos de Fisioterapia da cidade do Recife sobre os conceitos de dor. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal. Participaram da pesquisa 57 fisioterapeutas professores do curso de Fisioterapia de instituições de ensino superior localizadas em Recife. Na ocasião, os participantes responderam a um formulário de pesquisa contendo questões sócio-demográficas, além do Questionário de Neurofisiologia da Dor (QND), a fim de avaliar o nível de conhecimento sobre neurofisiologia da dor dos participantes. Resultados: A média de acertos no QND foi 8/12. A análise resultou em um modelo estatisticamente significativo (p=0,002; R2=0,203), e as variáveis “ter disciplina sobre dor na graduação” e “idade” influenciam no escore do QND. Conclusão: Foram observadas lacunas no conhecimento dos professores dos cursos de Fisioterapia do Recife sobre os conceitos de neurofisiologia da dor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55952 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Fisioterapia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2 - Jaquelineversaoufpe.docx.pdf | 114,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons