Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951
Comparte esta pagina
Título : | O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar |
Autor : | SILVA JÚNIOR, Ricardo Antonio |
Palabras clave : | Educação Física escolar; Professor bilíngue; Libras |
Fecha de publicación : | 20-mar-2024 |
Citación : | SILVA JÚNIOR, Ricardo Antônio da. O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 |
Resumen : | O texto aborda a relevância dos professores bilíngues em Libras nas aulas de Educação Física para estudantes surdos, considerando aspectos históricos, pedagógicos e legislativos. Destaca-se a importância da Libras como forma de comunicação reconhecida legalmente e a legislação brasileira que garante acesso à educação bilíngue para surdos. Os professores bilíngues desempenham um papel crucial na comunicação efetiva com os alunos surdos, promovendo a diversidade linguística e valorizando a identidade e cultura surda. A Educação Física escolar, como área de estudo da cultura corporal, visa ao desenvolvimento integral dos estudantes, abordando temas transversais como ética e saúde. A pedagogia Histórico-crítica de Saviani destaca o potencial da Educação Física como instrumento para debater questões sociais e desigualdades. Investimentos na formação de professores bilíngues em Libras são necessários para promover a inclusão e atender às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. A experiência pessoal do autor no ambiente universitário ressalta a importância do acolhimento e sensibilização em relação às demandas dos alunos surdos. A metodologia adotada é a revisão narrativa, e as considerações finais enfatizam a importância da presença do professor bilíngue em Libras para a inclusão e desenvolvimento dos estudantes surdos na Educação Física escolar, além da necessidade de adaptação de métodos de avaliação e formação dos profissionais da área. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ricardo Antônio da Silva Júnior.PDF | 463,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons