Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA JÚNIOR, José Arnor | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, Ricardo Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T15:04:42Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T15:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Ricardo Antônio da. O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951 | - |
dc.description.abstract | O texto aborda a relevância dos professores bilíngues em Libras nas aulas de Educação Física para estudantes surdos, considerando aspectos históricos, pedagógicos e legislativos. Destaca-se a importância da Libras como forma de comunicação reconhecida legalmente e a legislação brasileira que garante acesso à educação bilíngue para surdos. Os professores bilíngues desempenham um papel crucial na comunicação efetiva com os alunos surdos, promovendo a diversidade linguística e valorizando a identidade e cultura surda. A Educação Física escolar, como área de estudo da cultura corporal, visa ao desenvolvimento integral dos estudantes, abordando temas transversais como ética e saúde. A pedagogia Histórico-crítica de Saviani destaca o potencial da Educação Física como instrumento para debater questões sociais e desigualdades. Investimentos na formação de professores bilíngues em Libras são necessários para promover a inclusão e atender às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. A experiência pessoal do autor no ambiente universitário ressalta a importância do acolhimento e sensibilização em relação às demandas dos alunos surdos. A metodologia adotada é a revisão narrativa, e as considerações finais enfatizam a importância da presença do professor bilíngue em Libras para a inclusão e desenvolvimento dos estudantes surdos na Educação Física escolar, além da necessidade de adaptação de métodos de avaliação e formação dos profissionais da área. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Professor bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8897282211947969 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1440239727065998 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The text discusses the relevance of bilingual teachers in Libras (Brazilian Sign Language) in Physical Education classes for deaf students, considering historical, pedagogical, and legislative aspects. It highlights the importance of Libras as a legally recognized form of communication and Brazilian legislation that guarantees access to bilingual education for the deaf. Bilingual teachers play a crucial role in effective communication with deaf students, promoting linguistic diversity and valuing deaf identity and culture. School Physical Education, as a study area of corporal culture, aims at the integral development of students, addressing cross-cutting themes such as ethics and health. Saviani's Historical-Critical pedagogy highlights the potential of Physical Education as a tool for discussing social issues and inequalities. Investments in the training of bilingual teachers in Libras are necessary to promote inclusion and meet the linguistic and cultural needs of deaf students. The author's personal experience in the university environment emphasizes the importance of welcoming and sensitizing to the demands of deaf students. The adopted methodology is narrative review, and the final considerations emphasize the importance of the presence of bilingual teachers in Libras for the inclusion and development of deaf students in school Physical Education, as well as the need to adapt evaluation methods and training of professionals in the field. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | CCS - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | CCS - Curso de Educação Física Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ricardo Antônio da Silva Júnior.PDF | 463,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons