Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA JÚNIOR, José Arnor-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Ricardo Antonio-
dc.date.accessioned2024-04-16T15:04:42Z-
dc.date.available2024-04-16T15:04:42Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-01-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Ricardo Antônio da. O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951-
dc.description.abstractO texto aborda a relevância dos professores bilíngues em Libras nas aulas de Educação Física para estudantes surdos, considerando aspectos históricos, pedagógicos e legislativos. Destaca-se a importância da Libras como forma de comunicação reconhecida legalmente e a legislação brasileira que garante acesso à educação bilíngue para surdos. Os professores bilíngues desempenham um papel crucial na comunicação efetiva com os alunos surdos, promovendo a diversidade linguística e valorizando a identidade e cultura surda. A Educação Física escolar, como área de estudo da cultura corporal, visa ao desenvolvimento integral dos estudantes, abordando temas transversais como ética e saúde. A pedagogia Histórico-crítica de Saviani destaca o potencial da Educação Física como instrumento para debater questões sociais e desigualdades. Investimentos na formação de professores bilíngues em Libras são necessários para promover a inclusão e atender às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. A experiência pessoal do autor no ambiente universitário ressalta a importância do acolhimento e sensibilização em relação às demandas dos alunos surdos. A metodologia adotada é a revisão narrativa, e as considerações finais enfatizam a importância da presença do professor bilíngue em Libras para a inclusão e desenvolvimento dos estudantes surdos na Educação Física escolar, além da necessidade de adaptação de métodos de avaliação e formação dos profissionais da área.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectProfessor bilínguept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleO professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8897282211947969pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1440239727065998pt_BR
dc.description.abstractxThe text discusses the relevance of bilingual teachers in Libras (Brazilian Sign Language) in Physical Education classes for deaf students, considering historical, pedagogical, and legislative aspects. It highlights the importance of Libras as a legally recognized form of communication and Brazilian legislation that guarantees access to bilingual education for the deaf. Bilingual teachers play a crucial role in effective communication with deaf students, promoting linguistic diversity and valuing deaf identity and culture. School Physical Education, as a study area of corporal culture, aims at the integral development of students, addressing cross-cutting themes such as ethics and health. Saviani's Historical-Critical pedagogy highlights the potential of Physical Education as a tool for discussing social issues and inequalities. Investments in the training of bilingual teachers in Libras are necessary to promote inclusion and meet the linguistic and cultural needs of deaf students. The author's personal experience in the university environment emphasizes the importance of welcoming and sensitizing to the demands of deaf students. The adopted methodology is narrative review, and the final considerations emphasize the importance of the presence of bilingual teachers in Libras for the inclusion and development of deaf students in school Physical Education, as well as the need to adapt evaluation methods and training of professionals in the field.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentCCS - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCCS - Curso de Educação Física Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ricardo Antônio da Silva Júnior.PDF463,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons