Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951
Compartilhe esta página
Título: | O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar |
Autor(es): | SILVA JÚNIOR, Ricardo Antonio |
Palavras-chave: | Educação Física escolar; Professor bilíngue; Libras |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Ricardo Antônio da. O professor bilíngue em Libras na aprendizagem de estudantes surdos na Educação Física escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 |
Abstract: | O texto aborda a relevância dos professores bilíngues em Libras nas aulas de Educação Física para estudantes surdos, considerando aspectos históricos, pedagógicos e legislativos. Destaca-se a importância da Libras como forma de comunicação reconhecida legalmente e a legislação brasileira que garante acesso à educação bilíngue para surdos. Os professores bilíngues desempenham um papel crucial na comunicação efetiva com os alunos surdos, promovendo a diversidade linguística e valorizando a identidade e cultura surda. A Educação Física escolar, como área de estudo da cultura corporal, visa ao desenvolvimento integral dos estudantes, abordando temas transversais como ética e saúde. A pedagogia Histórico-crítica de Saviani destaca o potencial da Educação Física como instrumento para debater questões sociais e desigualdades. Investimentos na formação de professores bilíngues em Libras são necessários para promover a inclusão e atender às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. A experiência pessoal do autor no ambiente universitário ressalta a importância do acolhimento e sensibilização em relação às demandas dos alunos surdos. A metodologia adotada é a revisão narrativa, e as considerações finais enfatizam a importância da presença do professor bilíngue em Libras para a inclusão e desenvolvimento dos estudantes surdos na Educação Física escolar, além da necessidade de adaptação de métodos de avaliação e formação dos profissionais da área. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55951 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ricardo Antônio da Silva Júnior.PDF | 463,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons