Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55940

Compartilhe esta página

Título: Eixo intestino-cérebro-microbiota no desenvolvimento e tratamento da obesidade e anorexia nervosa: uma revisão integrativa
Autor(es): SANTOS, Sandrelly Mirely da Silva
Palavras-chave: Eixo intestino-cérebro-microbiota; Obesidade; Anorexia Nervosa
Data do documento: 5-Abr-2024
Citação: SANTOS, Sandrelly Mirely da Silva. Eixo intestino-cérebro-microbiota no desenvolvimento e tratamento da obesidade e anorexia nervosa: uma revisão integrativa. 2024. 59 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A configuração idealista de que populações microbianas intestinais poderiam influenciar atividades encefálicas já foi considerada heresia científica. Hoje, no entanto, a teoria fundamenta-se e se consolida com um crescente número de estudos, referenciando-se como eixo intestino-cérebro-microbiota, uma via bidirecional de comunicação entre os microrganismos presentes nos intestinos e o comportamento cerebral. Essa interação parece influenciar diferentes atividades fisiológicas e relacionar-se, por diferentes vias, com a obesidade e a anorexia nervosa (AN). Assim, o objetivo deste trabalho é revisar evidências da influência do eixo intestino-cérebro-microbiota sobre o desenvolvimento e tratamento da obesidade e AN. Trata-se de uma revisão integrativa. Foi formulada, através da estratégia PICO, a seguinte pergunta norteadora: “O eixo intestino-cérebro-microbiota influencia o desenvolvimento e tratamento da obesidade e da anorexia nervosa?”. Foi realizado o cruzamento dos descritores "Gut–Brain Axis", "Microbiota", "obesity" e "anorexia nervosa" e operadores booleanos "and" e "or" nas bases de dados PubMed, Medline, Science Direct e Scielo, resultando em 2.564 artigos. Foram incluídos estudos que respondiam à pergunta norteadora previamente estabelecida, estudos em humanos, com descrição da metodologia, no idioma inglês, dentro do período de 2013 a 2023. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 37 artigos. Indivíduos com obesidade e AN apresentam alterações na composição da microbiota intestinal. Ressalta-se, na obesidade, o aumento das bactérias do filo Firmicutes e diminuição de Bacteroidetes. A influência negativa das dietas ricas em gordura e sacarose na composição microbiana, aumento da permeabilidade intestinal aos LPS e maiores quantidades fecais de AGCC. Já na AN, destaca-se abundância de Enterobacteriaceae e redução de Roseburia spp. e escassez de ACGG fecais. Pode-se concluir que o eixo intestino-cérebro-microbiota parece influenciar a obesidade e a AN, constituindo um relevante alvo terapêutico para o tratamento das condições.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55940
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sandrelly Mirely da Silva Santos.pdf631,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons