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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55845
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Title: | Auriculoterapia no manejo do estresse docente |
Authors: | CAVALCANTI, Ed Gomes |
Keywords: | Auriculoterapia; Estresse Emocional; Promoção da Saúde; Docência |
Issue Date: | 18-Mar-2024 |
Citation: | CAVALCANTI, Ed Gomes. Auriculoterapia no manejo do estresse docente. 2024. 43 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | A auriculoterapia é uma terapêutica de técnica simples não invasiva difundida na atenção primária no sistema de saúde brasileiro e alicerçada pela política nacional de práticas integrativas e complementares em saúde com vários estudos sobre sua aplicabilidade e efetividade, com desfechos positivos para redução dos níveis de ansiedade e estresse. O estresse é uma dos fatores de adoecimento a curto e a longo prazo dos docentes, principalmente do ensino fundamental e da escola pública, pensando na promoção da saúde desta população, acreditamos que este estudo possa contribuir com informações na elaboração de um protocolo de cuidado voltado para este público. A partir deste contexto, este estudo objetiva avaliar os efeitos da auriculoterapia nos níveis de estresse dos professores de uma escola pública de ensino fundamental a partir dos questionários PSS-14 e do LSS, o primeiro classifica o nível de estresse por meio da autopercepção e o segundo pelos sinais e sintomas, ambos já são validados no Brasil. Para tanto, será adotado como o método a pesquisa do tipo quase experimental com delineamento temporal com amostra por conveniência dos voluntários que estiverem dentro dos critérios de inclusão. Serão avaliados e tratados semanalmente por um período de quatro sessões. Os resultados quantitativos serão avaliados quanto à normalidade através do Teste Shapiro-Wilk. As variáveis com distribuição normal serão avaliadas através de ANOVA de Medidas Repetidas com pós teste de Tukey. Para dados não paramétricos será utilizado o teste de Friedman com pós teste de Durbin-Conover, considerando com o auxílio do programa estatístico Jamovi. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55845 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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