Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55845

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINTO, Rogelia Herculano-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Ed Gomes-
dc.date.accessioned2024-04-11T15:49:29Z-
dc.date.available2024-04-11T15:49:29Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Ed Gomes. Auriculoterapia no manejo do estresse docente. 2024. 43 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55845-
dc.description.abstractA auriculoterapia é uma terapêutica de técnica simples não invasiva difundida na atenção primária no sistema de saúde brasileiro e alicerçada pela política nacional de práticas integrativas e complementares em saúde com vários estudos sobre sua aplicabilidade e efetividade, com desfechos positivos para redução dos níveis de ansiedade e estresse. O estresse é uma dos fatores de adoecimento a curto e a longo prazo dos docentes, principalmente do ensino fundamental e da escola pública, pensando na promoção da saúde desta população, acreditamos que este estudo possa contribuir com informações na elaboração de um protocolo de cuidado voltado para este público. A partir deste contexto, este estudo objetiva avaliar os efeitos da auriculoterapia nos níveis de estresse dos professores de uma escola pública de ensino fundamental a partir dos questionários PSS-14 e do LSS, o primeiro classifica o nível de estresse por meio da autopercepção e o segundo pelos sinais e sintomas, ambos já são validados no Brasil. Para tanto, será adotado como o método a pesquisa do tipo quase experimental com delineamento temporal com amostra por conveniência dos voluntários que estiverem dentro dos critérios de inclusão. Serão avaliados e tratados semanalmente por um período de quatro sessões. Os resultados quantitativos serão avaliados quanto à normalidade através do Teste Shapiro-Wilk. As variáveis com distribuição normal serão avaliadas através de ANOVA de Medidas Repetidas com pós teste de Tukey. Para dados não paramétricos será utilizado o teste de Friedman com pós teste de Durbin-Conover, considerando com o auxílio do programa estatístico Jamovi.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAuriculoterapiapt_BR
dc.subjectEstresse Emocionalpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleAuriculoterapia no manejo do estresse docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÂES, Antonio Guilherme Rocha-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1257912180659301pt_BR
dc.description.abstractxAuriculotherapy is a therapy with a simple non-invasive technique widespread in primary care in the Brazilian health system and based on the national policy of integrative and complementary health practices with several studies on its applicability and effectiveness, with positive outcomes for reducing levels of anxiety and stress. Stress is one of the factors in short- and long-term illness among teachers, especially in elementary schools and public schools. Thinking about promoting the health of this population, we believe that this study can contribute with information in the development of a care protocol aimed at this audience. From this context, this study aims to evaluate the effects of auriculotherapy on the stress levels of teachers at a public elementary school using the PSS-14 and LSS questionnaires. The first classifies the stress level through self-perception and the According to the signs and symptoms, both are already validated in Brazil. To this end, quasi-experimental research with a temporal design with a convenience sample of volunteers who meet the inclusion criteria will be adopted as the method. They will be assessed and treated weekly for a period of five sessions. Quantitative results will be assessed for normality using the Shapiro-Wilk Test. Variables with normal distribution will be evaluated using Repeated Measures ANOVA with Tukey post-test. For non-parametric data, the Friedman test with Durbin-Conover post-test will be used, using the Jamovi statistical program.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ed Gomes Cavalcanti.pdf1,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons