Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55841

Compartilhe esta página

Título: Pedagogia hospitalar: visibilidade, atuação e desafios.
Autor(es): SANTOS, Lucielly Maria dos
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; Classe hospitalar; Educação e saúde
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: SANTOS, Lucielly Maria dos. Pedagogia hospitalar: visibilidade, atuação e desafios. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco - CAA, Caruaru, 2024.
Abstract: A educação é um direito social que deve ser garantido para todas as crianças e adolescentes, inclusive em espaços não escolares como os hospitais. Partindo desse pressuposto, este trabalho, de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico, teve como objetivo investigar como a pedagogia hospitalar possibilita a continuidade da aprendizagem de crianças enfermas, tendo em vista que a hospitalização não deve ser necessariamente, impedimento para exercer o direito educacional. Para isso foi necessário refletir como ocorre o trabalho do pedagogo hospitalar e também identificar quais são os desafios que permeiam esse lócus social. Diante disso verificou- se que ainda há fragilidades com a materialização de oferta formativa inicial na atuação docente em contexto hospitalar, assim como do próprio serviço em classes hospitalares. Por fim, pontuamos a importância que a pedagogia hospitalar possui na melhoria da qualidade de vida e a necessidade urgente de mais visibilidade da temática e investimentos materiais para que o processo exclusivo dos estudantes enfermos diminua progressivamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55841
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucielly Maria dos Santos.pdf598,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons