Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55841
Compartilhe esta página
Título: | Pedagogia hospitalar: visibilidade, atuação e desafios. |
Autor(es): | SANTOS, Lucielly Maria dos |
Palavras-chave: | Pedagogia hospitalar; Classe hospitalar; Educação e saúde |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | SANTOS, Lucielly Maria dos. Pedagogia hospitalar: visibilidade, atuação e desafios. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco - CAA, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A educação é um direito social que deve ser garantido para todas as crianças e adolescentes, inclusive em espaços não escolares como os hospitais. Partindo desse pressuposto, este trabalho, de caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico, teve como objetivo investigar como a pedagogia hospitalar possibilita a continuidade da aprendizagem de crianças enfermas, tendo em vista que a hospitalização não deve ser necessariamente, impedimento para exercer o direito educacional. Para isso foi necessário refletir como ocorre o trabalho do pedagogo hospitalar e também identificar quais são os desafios que permeiam esse lócus social. Diante disso verificou- se que ainda há fragilidades com a materialização de oferta formativa inicial na atuação docente em contexto hospitalar, assim como do próprio serviço em classes hospitalares. Por fim, pontuamos a importância que a pedagogia hospitalar possui na melhoria da qualidade de vida e a necessidade urgente de mais visibilidade da temática e investimentos materiais para que o processo exclusivo dos estudantes enfermos diminua progressivamente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55841 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lucielly Maria dos Santos.pdf | 598,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons