Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55830
Comparte esta pagina
Título : | Dar a ler no encontro com o barro : convites para pensar a experiência da leitura na educação infantil |
Autor : | GOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino |
Palabras clave : | Crianças; Infância; Leitura; Educação infantil |
Fecha de publicación : | 28-ago-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | GOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino. Dar a ler no encontro com o barro: convites para pensar a experiência da leitura na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa foi experienciada partindo de encontros. Encontros da pesquisadora consigo mesmo, com as crianças e suas experiências de leitura, com a infância e a escritadeste texto. Encontros com uma pesquisa de inspiração cartográfica, que seguiu os passosda obra do barro, invencionando momentos para que pudesse ser entendida como um todo. Como território existencial de investigação, através da cartografia, delimitou-se um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Caruaru-PE, tendo a participação de crianças das turmas Pré-escolar I (Grupo IV) na produção dos dados. Nosmovemos nesse plano com olhar e corpo aberto para cartografar os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças sobre as experiências de leitura vivenciadas nos espaços-temposda pré-escola no contexto da Educação Infantil. Diante das aberturas de mundos e no processo da pesquisa fomos invencionando posições para mapear os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças e a infância nas experiências de leitura; Acompanhar nos espaços- tempos da pré-escola as vivências, os movimentos instaurados pelas crianças para a experiência de leitura; Problematizar os dizeres, fazeres e aprenderes infantis nas experiências de leitura que atravessam o cotidiano das crianças. Tendo, pois como direcionadores do nosso olhar o Kohan (2005, 2007, 2015, 2019, 2020) que nos ensinou sobre infância; Skliar (2010, 2012, 2014, 2015, 2019, 2020) e Larrosa (2002, 2003, 2017,2018) que nos ensinaram uma nova forma de experienciar a leitura; Barros (2020) e Kastrup (2020) que nos ensinaram um novo modo de pesquisar; Corazza (2017), Fochi (2019), Almeida (2021) e Melo (2021) que nos ensinaram a ver a educação de forma mais artística, dentre outros. Defendemos a infância como um caminho de pesquisa, não como coleta de dados, mas sim, como criadoras desse próprio movimento de pesquisa, que nos coube reunir e registrar. Esses encontros nos convidaram a escapar da mesmidade e a pensar possibilidades de leituras outras: leituras experiências, leituras fugitivas, leituras de trocas, leituras que extrapolam o currículo e o espaçotempo escolar, leitura como gestode “dar a ler”, leitura criadora, leitura invencionice. |
Descripción : | GOMES, Vannessa Rebeca Santana Aquilino, também é conhecida em citações bibliográficas por: AQUILINO, Vannessa Rebeca Santana. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55830 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vannessa Rebeca Santana Aquilino Gomes.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons