Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55763
Compartilhe esta página
Título: | O processo de ensino e aprendizagem da física no ensino médio: as concepções de professores de física e de matemática do ensino médio em Pernambuco acerca das relações entre a matemática e a física. |
Autor(es): | SOARES, Diego de Santana |
Palavras-chave: | Ensino; Aprendizagem; Ensino médio; Física; Matemática |
Data do documento: | 14-Mar-2024 |
Citação: | SOARES, Diego de Santana. O processo de ensino e aprendizagem da física no ensino médio: as concepções de professores de física e de matemática do ensino médio em Pernambuco acerca das relações entre a matemática e a física. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Neste trabalho buscou-se provocar reflexões acerca da relação entre a matemática e a física, refletindo sobre como a matemática é importante no processo de ensino e aprendizagem da física. A pesquisa teve como fonte de dados um questionário digital direcionado a professores do ensino médio de Pernambuco que atuam nessas áreas. O intuito foi coletar, analisar, e discutir as concepções desses professores acerca da relação entre a matemática e a física, dentro do processo de ensino-aprendizagem da física nas escolas. Os resultados apontam que na visão dos docentes que responderam ao questionário, alguns assuntos da matemática são fundamentais para a física. Além disso, alguns professores de física não estão preparados para lidar com as defasagens em matemática dos alunos. A matemática e a física possuem intimas relações e diversos métodos de ensino podem ser direcionados para o ensino da física utilizando como base o aparato matemático. Também foi notado que a concepção de alguns professores pode dificultar o processo que liga a matemática como estruturante do conhecimento físico. Essas questões contribuem para que os alunos tenham visões defasadas entre a relação da importância da matemática, como uma necessidade para aprender física. Destarte, esta pesquisa nos inquieta em reflexões que levam a importância de se trabalhar de maneira leve e didática com as dificuldades dos alunos em matemática e em enxergar a mesma como importante dentro dos conteúdos de física. Com isso, destaca-se que é urgente a importância dos professores e das escolas se preparem para melhor atenderem às necessidades dos alunos, e seja o professor de física ou de matemática, ambos devem buscar meios para mostrar a relação íntima entre as duas disciplinas, superando a visão de que a matemática é simplesmente um pré-requisito ou uma ferramenta para a física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55763 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DIEGO DE SANTANA SOARES.pdf | 481,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons