Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55763

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSOARES, Diego de Santana-
dc.date.accessioned2024-04-08T23:12:59Z-
dc.date.available2024-04-08T23:12:59Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationSOARES, Diego de Santana. O processo de ensino e aprendizagem da física no ensino médio: as concepções de professores de física e de matemática do ensino médio em Pernambuco acerca das relações entre a matemática e a física. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55763-
dc.description.abstractNeste trabalho buscou-se provocar reflexões acerca da relação entre a matemática e a física, refletindo sobre como a matemática é importante no processo de ensino e aprendizagem da física. A pesquisa teve como fonte de dados um questionário digital direcionado a professores do ensino médio de Pernambuco que atuam nessas áreas. O intuito foi coletar, analisar, e discutir as concepções desses professores acerca da relação entre a matemática e a física, dentro do processo de ensino-aprendizagem da física nas escolas. Os resultados apontam que na visão dos docentes que responderam ao questionário, alguns assuntos da matemática são fundamentais para a física. Além disso, alguns professores de física não estão preparados para lidar com as defasagens em matemática dos alunos. A matemática e a física possuem intimas relações e diversos métodos de ensino podem ser direcionados para o ensino da física utilizando como base o aparato matemático. Também foi notado que a concepção de alguns professores pode dificultar o processo que liga a matemática como estruturante do conhecimento físico. Essas questões contribuem para que os alunos tenham visões defasadas entre a relação da importância da matemática, como uma necessidade para aprender física. Destarte, esta pesquisa nos inquieta em reflexões que levam a importância de se trabalhar de maneira leve e didática com as dificuldades dos alunos em matemática e em enxergar a mesma como importante dentro dos conteúdos de física. Com isso, destaca-se que é urgente a importância dos professores e das escolas se preparem para melhor atenderem às necessidades dos alunos, e seja o professor de física ou de matemática, ambos devem buscar meios para mostrar a relação íntima entre as duas disciplinas, superando a visão de que a matemática é simplesmente um pré-requisito ou uma ferramenta para a física.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem da física no ensino médio: as concepções de professores de física e de matemática do ensino médio em Pernambuco acerca das relações entre a matemática e a física.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1779516446372552pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThis work sought to provoke reflections on the relationship between mathematics and physics, reflecting on how mathematics is important in the physics teaching and learning process. The research's data source was a digital questionnaire aimed at high school teachers in Pernambuco who work in these areas. The aim was to collect, analyze, and discuss these teachers' conceptions about the relationship between mathematics and physics, within the physics teaching and learning process in schools. The results indicate that in the view of the teachers who responded to the questionnaire, some mathematics subjects are fundamental to physics. Furthermore, some physics teachers are not prepared to deal with students' gaps in mathematics. Mathematics and physics have close relationships and different teaching methods can be directed towards teaching physics using the mathematical apparatus as a basis. It was also noted that the conception of some teachers may hinder the process that links mathematics as a structuring element of physical knowledge. These issues contribute to students having outdated views regarding the importance of mathematics as a necessity for learning physics. Therefore, this research concerns us with reflections that highlight the importance of working in a light and didactic way with students' difficulties in mathematics and in seeing it as important within physics content. With this, it is highlighted that it is urgently important for teachers and schools to prepare themselves to better meet the needs of students, and whether it is a physics or mathematics teacher, Both must seek ways to show the intimate relationship between the two disciplines, overcoming the view that mathematics is simply a prerequisite or a tool for physics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DIEGO DE SANTANA SOARES.pdf481,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons