Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55722

Compartilhe esta página

Título: Livro didático de alfabetização da educação infantil: saberes e concepções oferecidas e legitimados no Manual do professor.
Autor(es): AMARO, Filipe Bezerra
Palavras-chave: Alfabetização; Livro Didático; Manual do professor; Política Nacional de Alfabetização
Data do documento: 21-Dez-2023
Citação: Amaro, F. B.; Ferreira, A. T. B. Livro didático de alfabetização da educação infantil: saberes e concepções oferecidas e legitimados no manual do professor. Recife.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo geral identificar o impacto da PNA e da BNCC no Manual do Professor aprovado pela PNLD 2022, analisando as concepções de professor e a forma como o ensino da língua materna será trabalhada e orientada para os docentes. A pesquisa de natureza qualitativa, a obtenção de dados se deu a partir de uma análise documental do Manual Porta Aberta Vol.2 e de entrevista semiestruturada com duas professoras que utilizam os Livros Didáticos em suas práticas. O estudo dos dados seguiu a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos mostram que a PNA e a BNCC se tornaram o principal eixo estruturador dos Manuais e Livros Didáticos, legitimando todas as concepções que fundamentam essas políticas educacionais, por exemplo: o método fônico de alfabetização, atividades exaustivas e repetitivas sem significado e ausente de contextualização com a realidade, a desconsideração da heterogeneidade das salas de aula, ao mesmo tempo que coloca o professor em uma posição de subalternação, onde seu único papel é reproduzir o que está no livro. Entretanto, vale ressaltar que o professor tem domínio sobre o livro e cabe a ele julgar o espaço que o livro ocupa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55722
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FILIPE BEZERRA DE AMARO.pdfTCC - FILIPE BEZERRA DE AMARO459,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons