Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55722

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andréa Tereza Brito-
dc.contributor.authorAMARO, Filipe Bezerra-
dc.date.accessioned2024-04-04T17:00:09Z-
dc.date.available2024-04-04T17:00:09Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2024-02-29-
dc.identifier.citationAmaro, F. B.; Ferreira, A. T. B. Livro didático de alfabetização da educação infantil: saberes e concepções oferecidas e legitimados no manual do professor. Recife.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55722-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo geral identificar o impacto da PNA e da BNCC no Manual do Professor aprovado pela PNLD 2022, analisando as concepções de professor e a forma como o ensino da língua materna será trabalhada e orientada para os docentes. A pesquisa de natureza qualitativa, a obtenção de dados se deu a partir de uma análise documental do Manual Porta Aberta Vol.2 e de entrevista semiestruturada com duas professoras que utilizam os Livros Didáticos em suas práticas. O estudo dos dados seguiu a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos mostram que a PNA e a BNCC se tornaram o principal eixo estruturador dos Manuais e Livros Didáticos, legitimando todas as concepções que fundamentam essas políticas educacionais, por exemplo: o método fônico de alfabetização, atividades exaustivas e repetitivas sem significado e ausente de contextualização com a realidade, a desconsideração da heterogeneidade das salas de aula, ao mesmo tempo que coloca o professor em uma posição de subalternação, onde seu único papel é reproduzir o que está no livro. Entretanto, vale ressaltar que o professor tem domínio sobre o livro e cabe a ele julgar o espaço que o livro ocupa.pt_BR
dc.format.extent17pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectManual do professorpt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetizaçãopt_BR
dc.titleLivro didático de alfabetização da educação infantil: saberes e concepções oferecidas e legitimados no Manual do professor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7758130416860680pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - FILIPE BEZERRA DE AMARO.pdfTCC - FILIPE BEZERRA DE AMARO459,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons