Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5572
Título: Proposta de um modelo para avaliação da qualidade em serviços farmacêuticos
Autor(es): Lyra, Leonardo Celso Rocha Pereira de
Palavras-chave: SERVQUAL; Qualidade; Saúde; Satisfação
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Celso Rocha Pereira de Lyra, Leonardo; Dumke de Medeiros, Denise. Proposta de um modelo para avaliação da qualidade em serviços farmacêuticos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: No contexto do mundo atual, é fundamental realizar estudos e análises sobre a performance e os principais obstáculos do setor produtivo, para tanto, é preciso realizar pesquisas de satisfação junto aos consumidores e articular projetos e ações, visando elevar os padrões de qualidade, inovação e tecnologia. Nesse trabalho foi relatado à necessidade da introdução de novos métodos, voltados a desenvolver e adaptar instrumentos para medir a qualidade de serviços de saúde, para que possam ser quantificados e analisados, levando em consideração o ponto de vista humanístico. Esse estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo para avaliação das expectativas e da percepção dos clientes, farmacêuticos e gestores sobre os serviços oferecidos em farmácias. Para a consecução da pesquisa foi realizado um estudo sobre a Escala SERVQUAL Modificada de Parasuraman et al.(1991), suas críticas e alterações, bem como sobre as características de outros métodos para avaliação da qualidade em serviços. Através da pesquisa ficou fundamentada a adoção dessa Escala para servir de alicerce à construção da ferramenta. Acredita-se que o modelo desenvolvido possibilitará, após sua aplicação, oferecer dados relevantes, capazes de gerar material para treinamento e desenvolvimento profissional dos farmacêuticos e equipe de atendimento, e, consequentemente, obter vantagem competitiva frente à concorrência
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5572
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo705_1.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.