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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55677

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Maria Lúcia-
dc.contributor.authorFIDALGO, Juliane Farias-
dc.date.accessioned2024-04-01T20:29:15Z-
dc.date.available2024-04-01T20:29:15Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2024-03-08-
dc.identifier.citationFIDALGO, Juliane Farias. Para além da igualdade: a tutela da diferença por meio das ações afirmativas e leis de cotas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55677-
dc.description.abstractO trabalho em tela consiste em uma análise aprofundada das ações afirmativas e leis de cotas, fundamentais para promover a igualdade e a inclusão de grupos historicamente marginalizados. Explora-se o conceito dessas políticas públicas e suas justificativas axiológicas, contando, também, com um breve ensaio acerca do surgimento e evolução do instituto, bem como quais tratados internacionais, previsões constitucionais e leis que regem o tema. No contexto nacional, concentra-se o ensaio nas leis 12.711/2012, que estabeleceu cotas em instituições de ensino superior e escolas técnicas, tal qual a Lei nº 12.990/2014 e demais normas esparsas que preveem ações afirmativas no âmbito de ingresso em concurso público. Investiga-se, também, os resultados concretos de tais leis, abordando como a reserva de vagas impactou a diversidade nas universidades e a representatividade em cargos governamentais. Além disso, examina-se a necessidade de revisão da lei 12.711/2012, à luz das mudanças sociais e educacionais desde sua implementação. Depois, outro aspecto crucial a ser abordado é a discussão sobre a (in)constitucionalidade das políticas de cotas perante o Supremo Tribunal Federal (STF): serão apuradas as diferentes abordagens do tribunal em relação à validade e eficácia dessas medidas, ponderando os princípios de igualdade e equidade, o que permitirá compreender a evolução do entendimento jurídico em torno das ações afirmativas. Ao final, busca-se fornecer uma compreensão abrangente das discriminações positivas e leis de cotas, avaliando sua efetividade na promoção da inclusão e superação das desigualdades. Para tanto, o estudo consiste em uma pesquisa exploratória. A fim de possibilitar uma investigação metodológica qualitativa dos dados, o delineamento optado foi o de pesquisa bibliográfica: foram analisados textos, doutrinas, jurisprudências, artigos, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e demais fontes aptas a produzir os resultados esperados.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectPolíticas de cotaspt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.titlePara além da igualdade: a tutela da diferença por meio das ações afirmativas e leis de cotaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7854532186653517pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of an in-depth analysis of affirmative actions and quota laws, which are essential for promoting equality and the inclusion of historically marginalized groups. It explores the concept of these public policies and their axiological justifications, including a brief essay on the emergence and evolution of the institution, as well as the international treaties, constitutional provisions, and laws governing the topic. In the national context, the essay focuses on laws 12,711/2012, which established quotas in higher education institutions and technical schools, as well as Law No. 12,990/2014 and other scattered norms that provide for affirmative actions in the context of public job entrance exams. Furthermore, it investigates the concrete results of such laws, addressing how the reservation of seats has impacted diversity in universities and representation in government positions. Additionally, it examines the need to review Law 12,711/2012 in light of social and educational changes since its implementation. Another crucial aspect to be addressed is the discussion of the (un)constitutionality of quota policies before the Federal Supreme Court (STF): the different approaches of the court regarding the validity and effectiveness of these measures will be investigated, weighing the principles of equality and equity, which will allow for an understanding of the legal understanding's evolution surrounding affirmative actions. In the end, the aim is to provide a comprehensive understanding of positive discrimination and quota laws, evaluating their effectiveness in promoting inclusion and overcoming inequalities. To do so, the study consists of exploratory research. In order to enable a qualitative methodological investigation of the data, the chosen research design was bibliographic research: texts, doctrines, jurisprudence, articles, data from the Brazilian Institute of of Geography and Statistics (IBGE), and other sources capable of producing the expected results were analyzed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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