Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55619

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do desempenho do teste rápido molecular GeneXpert MTB/RIF ultra no diagnóstico de tuberculose extrapulmonar em amostras de sangue e urina
Autor(es): NASCIMENTO, Josefa Nayara dos Santos
Palavras-chave: tuberculose extrapulmonar; teste diagnóstico; reação em cadeia de polimerase
Data do documento: 14-Set-2023
Citação: NASCIMENTO, Josefa Nayara dos Santos. Avaliação do desempenho do teste rápido molecular GeneXpert MTB/RIF Ultra no diagnóstico de tuberculose extrapulmonar em amostras de sangue e urina. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, 2023.
Abstract: A tuberculose pode atingir outros tecidos, denominando-se tuberculose extrapulmonar (TBE), onde a sua detecção precoce e início do tratamento são essenciais para um bom prognóstico. No entanto, o diagnóstico da TBE é dificultoso e depende de exames de baixa sensibilidade. Dessa forma, dispositivos rápidos e precisos, como o GeneXpert Ultra, vem sendo avaliado na perspectiva diagnóstica da TBE. Dessa forma, o presente estudou buscou avaliar o desempenho do GeneXpert em detectar a TBE em amostras de sangue e urina. Foram colhidas amostras de sangue ou urina de pacientes com TBE (n=30) e sem TBE (n=40). As amostras de urina foram parte para cultura e parte para o teste automatizado. O plasma e leucócitos das amostras de sangue foram separados. Ambas as amostras biológicas foram submetidas ao teste Xpert avaliado. O limite de detecção foi avaliado através de curvas de diluição utilizando DNA genômico da cepa de M. tuberculosis (H37Rv). O limite de detecção do Xpert Ultra foi de 10 ag/μL em ambas as amostras. A sensibilidade e especificidade do teste em relação ao CRS foram de 66,67% e 100%, respectivamente De acordo com os resultados avaliados, esse método pode auxiliar no diagnóstico e agilidade no início do tratamento da TBE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55619
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSEFA NAYARA DOS SANTOS NASCIMENTO.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons